O presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, destacou, durante a sessão solene do Dia da Freguesia da Matriz, que decorreu no Teatro Faialense, o papel essencial das Juntas de Freguesia na proximidade com os cidadãos e na gestão eficaz do território.
“Trabalhamos lado a lado com as nossas freguesias, para que possamos continuar a servir melhor a nossa população e contribuir para o desenvolvimento sustentável do concelho, fortalecendo, dessa forma, a proximidade e o envolvimento do Poder Local Democrático junto das comunidades. Acreditamos que esta é a única forma responsável de gerir o interesse público a nível local: com presença constante, diálogo aberto e um compromisso genuíno com os executivos locais e com os munícipes”, afirmou o autarca.
No evento, que assinalou o nascimento de António José de Ávila, “uma das figuras mais ilustres da história do Faial e dos Açores”, o autarca faialense lembrou que “a Freguesia da Matriz tem sido um berço de grandes personalidades e continua a desempenhar um papel fundamental no progresso da ilha do Faial”.
“Celebramos esse legado, mas também olhamos para o futuro com confiança e determinação”, declarou, referindo-se a diversos projetos em curso na Horta, nomeadamente a requalificação do Caminho Fundo, a construção de 9 apartamentos na Rua de Jesus, a demolição do Parque de São João, que futuramente dará lugar a 16 habitações, a construção da 2a Fase da Variante, o Tecnopolo-Martec, a Residência Universitária e ainda a as obras de reabilitação do Bloco A do Hospital da Horta.
A sessão solene incluiu ainda homenagens a Rodrigo Garcia, Amaro Teixeira e ao Grupo Corpo em Movimento, tendo também sido lançado o opúsculo “Revolução do 25 de Abril e a Autonomia dos Açores”, da autoria de João Bosco Mota Amaral. O ponto alto da cerimónia foi a conferência “No Dia da Freguesia da Matriz – Evocando Alberto Romão Madruga da Costa – Um Construtor da Autonomia Constitucional e Democrática dos Açores”, proferida por Gualter Furtado, prestando uma justa homenagem a esta figura emblemática da freguesia, da ilha e da Região.