CDU/GAIA PREOCUPADA COM CONSTRUÇÃO DE TERMINAL FLUVIAL NO CAIS DO CAVACO

A CDU/Gaia fez saber à autarquia gaiense que está preocupada com o projeto de construção de um terminal fluvial na zona do Cais do Cavaco, promovido pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e que tem estado envolto em polémica e contestação.

Além de uma reivindicação de um grupo de moradores que têm sido profundamente vocais na condenação ao projeto, as informações do Resumo Não-Técnico do Estudo de Impacto Ambiental, são, para a CDU/Gaia, motivo de preocupação, sobretudo ao nível dos notórios impactos ambientais sobre o Rio Douro.

Para a CDU, esta questão enquadra-se na discussão acerca das visões políticas para a cidade, no plano ambiental, social, económico e patrimonial. Sobre este assunto, o presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, já garantiu que iria encetar um período de negociações junto da APDL, com vista à revisão do projeto, uma vez ser consensual que, nos moldes divulgados, este não corresponde aos interesses dos gaienses. Foi ainda deixada a garantia de que a este projeto não corresponderá o aumento de navios nas margens de Gaia, tratando-se de uma deslocalização dos atuais atracados junto ao Cais de Gaia.