O Dia Mundial do Livro, celebrado a 23 de abril, foi comemorado na iniciativa Abril Cultural, que decorreu de 23 a 27 de abril, em Vilar de Andorinho.
Estivemos na escola Básica da Serpente do Agrupamento das Escolas de Canelas, na Escola Básica de Balteiro, no Agrupamento de Escolas de Vila D’Este, onde com muito talento e grande alegria os alunos da professora Ema e da coordenadora da escola apresentaram em peça de teatro a história “A flor da Honestidade”. Na iniciativa, celebrou-se a riqueza dos livros com a apresentação do Livro “Histórias com Amor” na associação de Moradores de Vila D’Este, e com a entrega de prémios a alunos da escola de Balteiro ( Mariana) e Vila D’Este, o Martim.
Também a menina Miriam declamou com muito talento uma poesia. Esta menina tem um talento enorme que no futuro até poderá ser uma grande apresentadora na televisão.
A Mariana, aluna da professora Ema, fez um trabalho fantástico, elogiado por muitos, como foi o caso da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
Neste livro a Mariana, reuniu a família entrevistou a família para saber o valor do livro. Ficam aqui algumas declarações.
“O Livro é uma fonte de conhecimento” (Mariana)
“É um objeto com letras e cheio de histórias bonitas”, (Inês, Irmã).
“É um passaporte para aprender e sonhar” (Juliana, mãe)
“É uma viagem” (pai João)
“É um instrumento de trabalho” (Zé- Tia Avó)
“É um computador sem fios onde se adquire conhecimentos” (Joaquim, Avó)
“É uma linha entre o sonho e a realidade” (Avó Teresa)
“É um objeto que trouxe sabedoria e cultura para a vida” (Avô Fernando)
“É um conjunto de lágrimas cheio de informação, histórias e fantasia” (Avó Assunção)
“É um depósito de ideias, emoções, perspetivas, uma estrutura onde a realidade pode ser analisada, recriada ou completamente reinventada” (Nuno, padrinho).
“É um objeto que contém verdades ou ilusões, perguntas ou respostas” (Tia Bárbara)
“É um objeto que nos ensina coisas da vida” (primo Rodrigo).
O Martim, aluno da Escola Básica de Vila D’Este, fez questão de brindar o deputado do PS e candidato a presidente da Câmara Municipal de Gaia, João Paulo Correia, com o desenho que sairá no próximo livro.
Américo Silva, que esteve presente na apresentação do livro, deu o seu testemunho. “Passavam poucos minutos das 21 horas do dia 23 de abril de 2025 e, nas instalações da Associação de Moradores de Vila D ‘Este realizava-se a apresentação do quarto livro da autoria do Sr. Álvaro Bastos intitulado “Histórias de Amor”. Com a sala repleta, o escritor atraiu atenção dos presentes para alguns relatos mencionados na sua publicação cujo conteúdo expressa o que de melhor se pode desenvolver no ser humano. Posteriormente, o mesmo fez alusão a duas crianças onde uma delas apresentou um desenho e outra recitou um poema. No final, houve distribuição de ofertas doadas pela Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho às duas crianças, o Martim e a Mariana e, foi com muito entusiasmo que o escritor assinou os vários livros adquiridos pelos presentes, onde o resultado das vendas ultrapassou as expectativas e, com a particularidade de uma parte do montante obtido reverter para o projeto Konta Komigo, cujo principal objetivo é o apoio aos “sem abrigo”.