“CONTRIBUIR PARA A FELICIDADE COLETIVA, APOIANDO OS MAIS CARENCIADOS”

Para celebrar verdadeiramente o Natal, desta vez, sem restrições, a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo preparou várias surpresas, para todos aqueles que por lá passarem. Evidenciando o programa cultural intenso, o autarca Ricardo Rodrigues revelou, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA, que esta época é, por excelência, dedicada à família. Relativamente ao ano novo que se avizinha, o edil deixou uma mensagem de esperança a todos os vilafranquenses, de que 2023 traga prosperidade e felicidade.

 

Depois de dois anos distintos, fruto dos constrangimentos impostos pela pandemia, este Natal chega com um voto de normalidade. Por conseguinte, no contexto da época natalícia que se avizinha, que iniciativas serão promovidas pela Câmara Municipal de Vila Franca do Campo?

Se compararmos com os anos anteriores, na verdade, este Natal apresenta-se, no que diz respeito à saúde pública, com muito melhores condições. Assim, a programação da época de Natal, este ano, retoma à normalidade dos anos anteriores à pandemia. Vila Franca do Campo merece uma visita nesta época de Natal, porquanto temos investido na qualificação do espaço público, designadamente no centro histórico da localidade. É digno de registo e visita os presépios, junto à Câmara Municipal, que foram executados, na sua totalidade, pelos colaboradores da autarquia, o que revelou muitos artistas, assim como a respetiva árvore de Natal. Temos um programa cultural intenso, mas gostaria de sinalizar a “Noite de Reis”, um teatro popular alusivo às passagens bíblicas com os reis magos e o nascimento de Jesus Cristo.

 

De que forma é que a autarquia vai apoiar e melhorar o Natal das famílias mais carenciadas?

A Câmara Municipal não dispõe de um programa específico de apoio para a época de Natal, mas, sim, de um fundo, para o apoio a famílias carenciadas, que funciona durante todo o ano.

 

Como é que o senhor presidente vai comemorar este Natal?

Como na generalidade dos agregados, passarei com a minha família e aproveito para sair na passagem de ano. Nesta época, também é costume visitar os amigos e confraternizarmos em casa uns dos outros.

 

Qual é a mensagem natalícia que gostaria de transmitir à população?

A época de Natal é, por excelência, uma época dedicada à família. Nesta conjuntura internacional de guerra na Europa, nunca é demais exaltar os valores da paz e da harmonia entre todos. Felizmente, não conhecemos de perto a experiência da guerra, mas os meios de comunicação social trazem, até nós, o horror daquela vivência. Assim, desejo a todos um feliz Natal e um ótimo 2023, com a esperança de que o próximo ano traga prosperidade e felicidade a todos.

 

Para terminar, quais são os seus maiores sonhos para 2023?

Como presidente de Câmara, os meus desejos são contribuir para a felicidade coletiva, apoiando os mais carenciados e investir em equipamentos públicos, que contribuam para uma maior qualidade de vida de todos os vilafranquenses.