Quem são e porque foram escolhidos estes premiados da XIII Gala AUDIÊNCIA? Descubra aqui um pouco da história de cada um.
TABERNINHA DO MANEL, TROFÉU GASTRONOMIA & LAZER 2017
Situado na margem esquerda do rio Douro, na zona histórica de Gaia, este estabelecimento caracteriza-se pela sua rústica decoração interior, onde uma mística sensação de nostalgia faz esquecer o quotidiano e viajar no tempo, enquanto no exterior, a vista privilegiada sobre o Porto antigo convidam à calma e descontração. Inaugurado a 4 de maio de 1986, este restaurante foi um dos pioneiros na marginal de Gaia, tendo, por isso, um importante papel na revolução e modernização daquela zona. Ao longo destas três décadas de existência, o estabelecimento sofreu revezes e alterações, mas os seus proprietários sempre souberam contornar as dificuldades e manter viva esta referência da restauração em Vila Nova de Gaia. Algumas das suas especialidades são o chouriço assado e a sangria, que atraem não só os locais como os turistas. Também os tradicionais petiscos e o bacalhau à Brás são outro dos pratos mais procurados neste local. Pela sua importância na restauração local e por manter vivas as tradições e petiscos próprios do Norte, o Troféu Gastronomia & Lazer 2017 vai, este ano, para a Taberninha do Manel.
BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE DE GAIA, TROFÉU PROJETOS & IDEIAS 2017
O vencedor do Troféu Projetos & Ideias deste ano é um evento que vai apenas na sua segunda edição, mas que se tornou um sucesso tão grande a nível local e nacional que merece, da parte do AUDIÊNCIA, uma referência. Mais do que um simples evento, foi um sonho há muito almejado pelo seu mentor que, após anos a lutar para que se concretizasse, conseguiu dar forma à sua ideia e criar um verdadeiro movimento em torno da arte em Vila Nova de Gaia e um pouco por todo o Grande Porto. A segunda edição, que decorreu no ano passado, acabou por se internacionalizar e aumentar ainda mais o sucesso do evento, indo ao encontro do que pretende o seu criador e a cooperativa a que pertence: “transformar Vila Nova de Gaia na cidade das artes”. Falamos da Bienal Internacional de Arte de Gaia, e do seu mentor, Agostinho Santos, da Cooperativa dos Artistas de Gaia, que recebem, assim, o troféu do AUDIÊNCIA.
JAIME VIEIRA, TROFÉU PRESIDENTE DE JUNTA DE FREGUESIA 2017
Licenciado em Sociologia pela Universidade dos Açores, o vencedor deste ano do Troféu Presidente de Junta vai já no seu segundo mandato consecutivo. Além de presidir aos destinos de uma Junta de Freguesia esta personalidade é também deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, presidente do Clube Desportivo de Rabo de Peixe e treinador de futebol de segundo nível, tendo mesmo já vencido um campeonato regional da 1ª Divisão e o campeonato regional de Juvenis. Foi atleta do Clube Desportivo de Rabo de Peixe, do Sporting Clube Ideal e do Ribeirinha FC, tendo sido também o fundador e presidente, durante oito anos, da Cooperativa de Habitação de Rabo de Peixe, onde construiu 64 lotes habitacionais. O amor pela sua terra fez com que fosse também presidente do conselho fiscal da Associação Cultural Âncora da Vila e membro da Irmandade das Festas da Caridade de Rabo de Peixe. Já na vida política, é presidente do núcleo do PSD de Rabo de Peixe, membro da Comissão Política da Ribeira Grande e membro da CAPAT na Assembleia Legislativa Regional. Pelos seus préstimos à população, foi já homenageado na diáspora, pela Associação do Grupo de Amigos de Rabo de Peixe de Nova Inglaterra, em 2015. Agora, é a vez do AUDIÊNCIA distinguir Jaime Vieira com o Troféu Presidente da Junta 2017.
CASA DO POVO DA MAIA, TROFÉU INSTITUIÇÃO 2017
Criada em 1973, durante o Estado Novo, esta instituição foi um dos elementos primários da organização corporativa do trabalho rural. Dependente de uma instituição maior, acabaria por se tornar independente em 1977, passando a ser um organismo de cooperação social destinado a ajudar no desenvolvimento económico-social e cultural. Até 1988 desempenhou também um papel importante no desenvolvimento de modalidades como o futebol, o voleibol, o ténis de mesa, o andebol e o atletismo, cabendo-lhe ainda a incumbência de realizar a previdência social de todos os residentes da localidade, até 1984, altura em que os trabalhadores rurais passaram a descontar para a Segurança Social, deixando assim a instituição de ter uma das suas funções mais importantes. Esta fase menos boa fez com que, desde meados de 1990 até 2002, a instituição estivesse inativa, regressando em força, mas direcionada para a área social, criando o Centro de Convívio Masculino que ainda hoje se mantém. Desde então, a instituição criou também o Serviço de Transporte Escolar (2006), o Centro de Convívio de Idosos e a Ludoteca itinerante (2007), a Biblioteca Infanto-Juvenil Professora Doutora Maria da Graça Castanho (2008), o Centro de Informática e Multimédia (2009), o CATL de S. Brás, a construção da creche e as hortas comunitárias (2012), o ATL da Lomba de S. Pedro (2013), prestando ainda assessoria aos jovens, exames de cardiologia, serviço de próteses dentárias e um posto RIAC com atendimento mensal de cerca de 9 mil pessoas. Atualmente, a instituição tem mais de 200 sócios, entre os quais o antigo presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César. Pelo trabalho que tem feito ao longo dos anos pela sua população e não só, a vencedora deste ano do Troféu Instituição é a Casa do Povo da Maia.
FESTA DA BROA DE AVINTES (JUNTA DE FREGUESIA), TROFÉU TRADIÇÃO & INOVAÇÃO 2017
O Troféu Tradição e Inovação deste ano premeia um evento de relevo nacional com uma história secular e que é bastante típico de uma região. É um evento que destaca um produto específico, feito com farinha de milho e de centeio, água, sal, fermento e cozido em forno de lenha durante cerca de seis horas. Há quem diga que “nasceu” com D. Dinis, outros afirmam que foi durante o Século XVIII que esta especialidade regional apareceu, fruto das condições sociais da altura. História à parte, este produto – reconhecido como Produto Tradicional Português desde 2001 – colocou o nome da sua freguesia no mapa, principalmente depois da criação de uma Confraria que divulgou ainda mais não só esta especialidade como a sua festa, que desde 1989 se realiza anualmente, promovida pela Junta de Freguesia. Se no início este era um evento regional, com o passar dos anos foi crescendo a olhos vistos, tendo mesmo sido alterado o seu lugar, para permitir albergar mais visitantes que começaram a chegar de todos os pontos do país, bem como a duração da própria festividade, que tem vindo a aumentar gradualmente ao longo dos anos. Em 2018, este evento irá ter a sua 29ª edição e terá agora outra distinção também com a entrega deste Troféu. Falamos da mais que conhecida, Festa da Broa de Avintes, promovida pela Junta de Freguesia.
MUNICÍPIO DA TROFA, TROFÉU EXCELÊNCIA 2017
É um dos concelhos mais recentes do país, tendo sido criado apenas em 1998, embora tenha já uma longa história. O seu povoamento remonta a milhares de anos atrás e foi uma terra bastante disputada por concelhos vizinhos. Atualmente, este é um município de referência na região e no país, apostando no desenvolvimento empresarial e na constante melhoria da qualidade de vida das populações. Contrariando a tendência nacional, este município é liderado pelo PSD que, durante o ano transato, alcançou alguns feitos significativos, entre os quais a conclusão da obra e abertura ao público da Parque das Azenhas, um espaço de 4,7 quilómetros que engloba 26 mil metros quadrados de áreas verdes e quase 4 mil árvores. Outra das conquistas de 2017 foi a construção e inauguração da Alameda da Estação, uma intervenção histórica que requalificou o antigo canal do Caminho de Ferro, localizado no centro da cidade. Além disso, este município reduziu a sua dívida em 22 milhões de euros, criou uma incubadora de empresas, recebeu o Prémio de Município do Ano 2017 na Área Metropolitana do Porto pela Universidade do Minho e recebeu também na sua cidade personalidades como Xanana Gusmão, antigo Primeiro-Ministro de Timor Leste, e o embaixador da Argentina. Por tudo isto, o Troféu Excelência deste ano vai para o Município da Trofa.
SÉRGIO HUMBERTO, TROFÉU PERSONALIDADE 2017
Nasceu a 7 de novembro de 1975 e cedo descobriu a paixão pelo desporto, sendo jogador de futebol profissional durante a juventude e tendo estado ligado a diferentes associações e clubes locais. Licenciou-se em Educação Física e Desporto e foi professor do 3º ciclo, mas, durante o seu percurso profissional abraçaria ainda a assessoria para o Desporto e Juventude na Câmara Municipal da Trofa, entre 2005 e 2009. Este cargo acabaria por mudar o rumo da sua vida, passando a ocupar as funções de deputado na Assembleia da República durante a XII Legislatura e sendo membro do Conselho Nacional do PSD e dos Autarcas Sociais Democratas. Já antes, tinha feito parte da Concelhia do PSD da Trofa e presidiu mesmo a Juventude Social Democrata da Trofa. Em 2013, este seu percurso político levá-lo-ia a chegar à presidência da Câmara Municipal da Trofa, lugar para o qual foi reconduzido nas últimas eleições autárquicas com maioria absoluta, contrariado a tendência nacional. Além do cargo de presidente, ocupa-se também dos pelouros da Coordenação Geral da Atividade Municipal, das Relações Interinstitucionais, da Cooperação Externa, do Planeamento, Urbanismo e Ordenamento do Território, da Mobilidade, das Obras Municipais, da Gestão dos Recursos Humanos, da Qualidade, Higiene e Saúde no Trabalho e Auditoria, do Desporto, da Comunicação e Relações Públicas e da Gestão de Projetos Financiados e Desenvolvimento Económico. Falamos de Sérgio Humberto, atual presidente da Câmara da Trofa e o premiado deste ano com o Troféu Personalidade.
MANUEL GUEDES MARTINS, TROFÉU EMPREENDEDORISMO 2017
Iniciou a sua vida profissional aos 13 anos e, rapidamente, se foram notando aptidões e gosto pela área da eletrotécnica. O tempo livre, na aldeia em que nasceu, era passado a ajudar os amigos fazendo, gratuitamente, as instalações elétricas da casa dos seus vizinhos, tornando-se, por isso, desde logo, uma pessoa querida pela comunidade. Anos mais tarde, entrou para a vida militar e foi paraquedista, sendo considerado o melhor do seu ano, algo de que se sente muito orgulhoso e que hoje ainda é uma das suas paixões. Por entre as organizações que foi passando, esta personalidade destacou-se sempre pela exigência, capacidade de liderança, profissionalismo e espírito de equipa. Mas, a sua visão moderna e empreendedora fez com que, em 2000, criasse de raiz a sua própria empresa, uma organização que assenta os pilares da sua atividade na qualidade do serviço que presta ao nível da comercialização e assistência técnica a equipamentos auto e industriais. Começou com uma pequena oficina mas, atualmente, tem uma grande empresa em Serzedo, Vila Nova de Gaia, que tem como objetivo ser uma referência no setor, destacando-se pela competência, seriedade e dedicação e disponibilizando ainda um serviço de Assistência Técnica 24h por dia. A família é também um pilar fundamental na estabilidade deste líder, que acredita que o riso e a boa disposição são o caminho para o sucesso. Pelo seu percurso profissional e por se ter tornado no criador de uma das empresas de sucesso da região Norte, o AUDIÊNCIA entrega o Troféu Empreendedorismo 2017 a Manuel Guedes Martins, da MGM.
CASA DO POVO DO PICO DA PEDRA, TROFÉU SOLIDARIEDADE 2017
Primeiramente uma delegação de uma instituição maior, a premiada com o Troféu Solidariedade 2017 tornou-se independente em 1977, após décadas de anseio da sua população. Funcionou, durante os primeiros tempos, numa casa cedida pela Junta de Freguesia, acabando por inaugurar, em 1979, a sua própria sede, no local onde ainda hoje funciona. A nova sede já foi alvo de várias reabilitações e ampliações, tendo sempre como finalidade a melhoria dos serviços prestados nas áreas da dinamização de atividades de carácter social, cultural e desportivo. Desde cedo que são várias as iniciativas promovidas por esta instituição, desde visitas guiadas a lugares de interesse, festas de Natal com iluminação de árvores e montagem de um presépio público, concursos de Carnaval, exposições, cursos de corte e costura, Jornadas da Juventude e da Terceira Idade, entre outras. O espaço dispõe ainda de uma biblioteca, um Centro de Dia de Convívio um Posto Clínico de Serviços Médico-Sociais com serviço diário de enfermagem e dois períodos semanais de consultas médicas. Além disso, a instituição apoia o desporto, dispondo de um polidesportivo e campo de futebol, bem como uma área de lazer com parque infantil e jardim e promove o convívio da população através de jogos de sala e bailes. Considerada “uma das mais ativas da região”, por tudo o que tem feito em prol da sua população, a distinguida com o Troféu Solidariedade é a Casa do Povo do Pico da Pedra.
FRANCISCO SOARES RAPOSO, TROFÉU GERAÇÃO DE HOJE 2017
Pela primeira vez, o AUDIÊNCIA vai entregar o Troféu Geração de Hoje, uma distinção que tem por base premiar uma individualidade jovem que se destacou no ano de 2017. O primeiro premiado com este troféu é açoriano, mais precisamente da Ribeira Grande, mas vive atualmente em Inglaterra, onde é enfermeiro no Hospital de Peterborough City. É licenciado pela Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada, mas, além de ter uma vocação e dedicação ao serviço de presta, nunca deixou de procurar ajudar a construir um mundo melhor. Fez um pouco de tudo, chegou a confecionar e distribuir refeições aos mais necessitados, mas foi em 2017 que teve uma das experiências que o próprio considera como mais importantes da sua vida, quando fez uma missão humanitária de voluntariado no Uganda, integrando uma equipa de cirurgiões e enfermeiros. Estava previsto operarem 40 crianças mas, durante os 10 dias da missão, outras situações surgiram e tiveram de ser respondidas pela equipa. Além disso, o jovem criou algo inédito, uma mini sala de cinema no quarto infantil que servia de recobro para que os mais pequenos pudessem conhecer os mais famosos filmes da Disney. Este sentido de voluntariado, em que usa os seus próprios meios e fundos pessoais para ajudar os outros, não se fica por aqui e, para este ano, o jovem enfermeiro já está inscrito para voltar ao Uganda. Por esta dedicação ao outro e por tudo o que tem feito em prol dos que mais precisam, o premiado com o Troféu Geração de Hoje é Francisco Soares Raposo.
FILIPE LOPES, TROFÉU PRESTÍGIO 2017
Natural de Pedroso, Vila Nova de Gaia, o distinguido com o Troféu Prestígio 2017 nasceu em 1978 e é licenciado em Gestão Financeira pelo ISCAP. Durante a sua vida, sempre conciliou a carreira profissional de sócio gerente de uma empresa de contabilidade e consultadoria com inúmeras atividades dentro do movimento associativo da sua terra. Além de diretor e secretário do FC Pedroso, esta personalidade foi também diretor e secretário do Clube de Hóquei dos Carvalhos e diretor e tesoureiro da Associação Musical de Pedroso. Passou ainda pela IPSS Bom Samaritano, onde ocupou as funções de diretor e vice-presidente, mantendo-se desde 2016 como presidente da Assembleia Geral do FC Pedroso e da Associação Musical de Pedroso. Contudo, o seu amor pela terra que o viu nascer fez também com que enveredasse pela vida política, tendo ocupado o cargo de deputado na Assembleia de Freguesia de Pedroso, entre 2009 e 2013, e, agora, assume as funções de deputado na Assembleia Municipal de Gaia e de Presidente da Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo, desde 2013. Foi o primeiro presidente desta União de Freguesias e, durante os seus mandatos, foram várias as obras que pôs em prática, como a reabilitação de mais de 40 ruas, a construção da Casa mortuária de Seixezelo, a criação da sede da Associação Musical de Pedroso, a inauguração da Piscina Municipal Aurora Cunha e do Polidesportivo de Seixezelo, bem como a colocação de relvado sintético no FC Pedroso. Outras das obras marcantes foram o Posto de Enfermagem de Pedroso e Seixezelo, o Projeto Médico em Casa ou a melhoria e modernização da Junta de Freguesia com o Posto de Correios de Pedroso, a certificação da Junta pela norma de Qualidade, o espaço multiusos ou o parque automóvel. Contudo, enquanto autarca, não esqueceu as suas raízes associativas e foram várias as iniciativas promovidas nesse sentido, destacando-se a Festa do Caneco, a Petrus Run, a Homenagem ao Ex-Combatente, o torneio das Velhas Guardas ou a criação do Conselho Local da Juventude. Por tudo isto, o Troféu Prestígio 2017 vai para Filipe da Silva Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo.
JESSICA FERREIRA, TROFÉU ARTES & LETRAS 2017
Natural de Providence, nos EUA, mas residente, atualmente, na cidade natal dos seus pais, a Ribeira Grande, a distinguida com o Troféu Artes & Letras 2017 formou-se na Escola de Dança do professor Laurence Haider, bailarino que é, desde 1981, embaixador do Ballet Clássico em São Miguel. Apaixonada, desde sempre, pela dança, esta personalidade deu aulas de dança clássica durante mais de 20 anos em Ponta Delgada e deixou uma geração de alunos que, tal como ela, passaram a apreciar esta arte para o resto da vida. Em 2007, fundou o seu projeto social e pedagógico, “A Minha Escolinha de Ballet”, com o intuito de oferecer aos mais novos a oportunidade de entrarem em contacto com o mundo da dança clássica e contemporânea, de forma gratuita ou mediante uma contribuição possível. É uma pessoa que não desiste perante as adversidades e que inventa, sempre, formas para que todos tenham acesso à arte e à dança. Por se preocupar em dar a conhecer o ballet e a dança clássica aos mais novos, de forma totalmente desinteressada de retorno financeiro, mas apenas de retorno emocional, a premiada deste ano com o Troféu Artes & Letras é Jessica Ferreira.
RICARDO ESTRELA (VITÓRIA CLUBE PICO DA PEDRA), TROFÉU DESPORTO 2017
Este ano, o Troféu Desporto AUDIÊNCIA vai para o presidente de um clube que tem vindo a ter uma atividade notória na sua região. Eleito em abril de 2017, tomou posse apenas em maio mas, desde então, tem vindo a implementar vários projetos, além da reorganização do clube em si com a contratação de técnicos, coordenador da formação, staff de apoio e atleta. Um mês após a sua tomada de posse, e durante as comemorações do 25º aniversário do clube, inaugurou também os novos balneários e organizou torneios de futsal, ténis de mesa e sueca durante a época do verão, bem como o primeiro torneio infantil de Sub9, o “Pikas Cup”, com a participação de 280 crianças. Além disso, modernizou o clube e alterou a sua imagem, tornando-o mais seguido nas redes sociais e com uma maior divulgação entre todos. Atualmente, com 12 equipas constituídas, 9 das quais da formação e três de Seniores, uma delas de futsal feminino, o clube tem um recorde de 202 atletas. Por tudo o que tem feito em prol do crescimento do clube em apenas um ano o distinguido com o Troféu Desporto 2017 é Ricardo Estrela, presidente do Vitória Clube Pico da Pedra.
FILARMÓNICA TRIUNFO, TROFÉU FILARMÓNICA 2017
Formada em 1846, esta é a banda mais antiga da Região Autónoma dos Açores. Ao longo dos seus 172 anos de existência, atuou em vários palcos regionais, nacionais e internacionais vencendo mesmo alguns festivais regionais. No final do Séc. XIX, a banda suspendeu a sua atividade, tendo reaberto a 2 de fevereiro de 1901, sendo que, entretanto, houve alguns períodos de interregno, tendo sido reativada até aos dias de hoje em 2012. Um dos momentos mais marcantes da vida desta sociedade continua a ser a deslocação ao Canadá em 1995, que alguns emigrantes ainda recordam com saudades. Atualmente, conta com 34 músicos, alguns da mesma família, e tem aberta uma escola de formação de música para crianças e jovens aprendizes que tem como objetivo fomentar o aparecimento de novos executantes musicais que, no futuro, venham a integrar a filarmónica. Por tudo isto, e por, apesar das dificuldades continuar a manter viva as tradições e a música, a distinguida com o Troféu Filarmónica 2017 é a Sociedade Filarmónica Triunfo, da Matriz, Ribeira Grande.
NORBERTO GAUDÊNCIO, TROFÉU AUTONOMIA 2017
Nasceu em 1953 em Ponta Delgada e é licenciado em Ensino Primário, com especialização em Expressão e Educação Físico-Motora. Durante a sua carreira, foi não só coordenador de Educação Física como professor e presidente do Conselho Diretivo e, mais tarde, do Administrativo, da Área Escolar da Ribeira Grande, bem como presidente da Equipa Multidisciplinar e presidente do Conselho Pedagógico no mesmo local. Cumpriu ainda as funções de membro do Conselho Local de Educação do Concelho da Ribeira Grande e foi dirigente sindical a tempo inteiro no Sindicato dos Professores da Região dos Açores. Contudo, a sua vertente educacional sempre esteve também intrinsecamente ligada à vertente social, exercendo inúmeros cargos na sociedade civil, desde logo presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, presidente da Junta de Freguesia da Ribeira Seca entre 1994 e 2001, membro do Conselho da Ilha de S. Miguel, Secretário da direção do Centro Social e Paroquial de S. Pedro da Ribeira Seca, vogal da Assembleia Municipal da Ribeira Grande ou diversos cargos que ocupou a nível regional dentro do PSD, entre outros. Contudo, os Bombeiros sempre foram a sua grande missão na vida, tendo exercido vários cargos até ser eleito mais uma vez, recentemente, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, instituição com 142 anos de existência. Por tudo o que tem feito pela associação que preside e pela sua terra, o premiado com o Troféu Autonomia 2017 é Norberto Gaudêncio.
JOANA OLIVEIRA, TROFÉU SINAL DOS TEMPOS 2017
Uma das novidades deste ano é o Troféu Sinal dos Tempos, que pretende distinguir um(a) jovem que se destacou em 2017. A galardoada com o primeiro Troféu é natural de Crestuma, Vila Nova de Gaia, e com apenas 28 anos de idade conta já com um percurso notável na sua carreira. Iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos de idade na Escola de Música da Sociedade Filarmónica de Crestuma e em 2001 entrou para o Conservatório Regional de Vila Nova de Gaia, na classe de Flauta Transversal. Em 2006 foi admitida na Escola Profissional de Música de Espinho, no curso de Instrumentista de Sopro e Percussão, tendo concluído a sua licenciatura em Música (Performance) na Universidade de Aveiro, local onde se encontra, atualmente, a terminar o Mestrado em Ensino de Música. Além da participação em vários estágios de orquestras de sopro e orquestra sinfónica com maestros de renome, a jovem galardoada apresentou-se ainda a solo com a Orquestra Clássica da Fundação Conservatório Regional de Vila Nova de Gaia. Desde abril de 2012 que passou a ser responsável pela Orquestra Ligeira de Crestuma e maestrina assistente da Sociedade Filarmónica de Crestuma, sendo ainda uma das fundadoras e responsáveis pelo Estágio D’Ouro – Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão, conciliando tudo isto com as funções de professora de flauta transversal na Academia de Música de Costa Cabral e de expressão musical e de música para bebés na Academia BeSmart. Desde o ano passado que esta jovem promissora assumiu uma função ainda mais importante, ocupando o cargo de maestrina da Sociedade Filarmónica de Crestuma, instituição que o seu trisavô fundou e presidiu. Depois de já ter ganho o Troféu Revelação noutra edição, este ano, a premiada com o Troféu Sinal dos Tempos é Joana Oliveira.
SIDÓNIO BETTENCOURT, TROFÉU PORTUGALIDADE 2017
Originário de uma família de baleeiros da ilha do Pico, a personalidade distinguida com o Troféu Portugalidade 2017 é jornalista profissional da RDP, desde 1976, tendo exercido cargos, incluindo na RTP Açores e como enviado especial em vários países. Além de colaborador ativo em vários jornais, revistas e televisões, é também orador em vários domínios da sociedade, sobretudo, nas áreas do jornalismo, desporto e cultura. Exerceu funções de deputado na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, entre 1996 e 2000, e tem divulgado, na rádio e em recitais ao vivo, inúmeros escritores, principalmente no domínio da poesia. É fundador e produtor da Semana dos Baleeiros, uma das principais manifestações sócio culturais e religiosas da ilha do Pico e dos Açores. Além disso, está incluído em várias coletâneas e antologias e tem já três livros de narrativa poética publicados, com novos em preparação. São vários os prémios que tem recebido ao longo da sua carreira, entre os quais se destacam o Prémio “Gazeta de Jornalismo” e “Vestígios Açorianos no Desterro Brasileiro” em 1989, o Prémio do “Clube Português de Imprensa” em 1995 – “Baleeiros em Terra” que representa Portugal no festival internacional de rádio “Novas Ondas” em Barcelona ou o Prémio “Açores Reportagem” do Governo da Região Autónoma dos Açores em 1994 e 1995. Em 2008, foi distinguido com louvor pelo Chefe de Estado Maior da Força Aérea, pelo programa “Atlântida”, na Base das Lajes, e como “Personalidade da Rádio e TV” nos Açores, em 2009 e em 2016. Foi também distinguido pela Câmara Municipal das Lajes do Pico com a “Medalha Comemorativa dos 30 anos da Semana dos Baleeiros” e pelo Conselho de Administração da RTP com o galardão “40 anos de Carreira”, pela “dedicação, empenho e entrega ao serviço da empresa”. No ano passado, recebeu da Câmara Municipal e Assembleia Municipal das Lajes do Pico a “Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro”, correspondente ao título “Munícipe Honorário das Lajes do Pico”. Por tudo isto, e por levar o nome e as tradições de Portugal e dos Açores para o mundo, o premiado com o Troféu Portugalidade é Sidónio Bettencourt.
JOSÉ CARLOS LEITÃO, TROFÉU DEDICAÇÃO 2017
Nascido e criado na Madalena, em Vila Nova de Gaia, o premiado com o Troféu Dedicação 2017 é alguém que não só se preocupa com a sua terra como também com as pessoas. Cultivando o gosto pela escrita e pelo associativismo, esta personalidade, licenciada em Ciências da Educação, ocupou, durante os seus 56 anos de vida, vários cargos, entre os quais o de presidente da FEDAPAGAIA, da APEVA em Valadares e da MADAPE na Madalena. Além disso, fundou e dinamizou a Escola de Pais de Gaia e ocupou os cargos de Assessor para a área da Educação na Câmara de Gaia (2005-2009), Secretário da Vereação também na Câmara de Gaia (2009-2013) e de técnico superior da empresa municipal Gaiurb. Entretanto, foi também Juiz Social no Tribunal de Família de Gaia de 1999 a 2002 e membro da Comissão de Proteção de Menores de 1998 a 2002. Quando terminou a passagem pelo movimento associativo das Associações de Pais, nasceu a paixão pelo voleibol e pelo Sporting Club de Espinho, tendo sido responsável máximo pelas modalidades amadoras em 2004, aquando dos 90 anos do clube, altura em que se sagou também vice-campeão nacional de voleibol. Já no ano do centenário do SC Espinho, em 2014, esta personalidade detinha já o cargo de responsável pelo voleibol. Mas, na sua vida, há também espaço para duas famílias. A sua, com a sua mulher, dois filhos e uma neta, e a grande família que fundou e que continua a manter viva até hoje, a Confraria da Pedra, da qual é ainda chanceler. Em 2003, recebeu da cidade de Gaia a Medalha de Mérito Municipal, Classe Ouro, e agora, pela sua dedicação à educação, sociedade, desporto e associativismo, José Carlos Leitão é o distinguido deste ano com o Troféu Dedicação do AUDIÊNCIA.
COLÉGIO DE GAIA, ANDEBOL FEMININO, TROFÉU CLUBE 2017
O premiado com o Troféu Clube 2017 começou como desporto escolar mas acabou por se tornar federado. O sucesso levou à multiplicação de equipas nos diversos escalões e foi sempre crescendo, chegando à 1ª Divisão Nacional em 1988, de onde nunca mais saiu, sendo, por isso, a equipa mais antiga do campeonato nacional. Já conquistou um campeonato em 1991 e venceu a Taça de Portugal por duas vezes, bem como a Supertaça. Além disso, nos últimos 30 anos, apurou-se para as competições europeias por 28 vezes, tendo já realizado mais de 70 jogos europeus. Contudo, 2017 foi, verdadeiramente, um ano de glória para este clube ao sagrar-se vice-campeãs de Portugal em Infantis, bicampeã nacional em Juvenis e Juniores, e conseguindo a chamada “dobradinha” nas camadas Seniores, com a conquista do campeonato nacional e da Taça de Portugal, algo inédito na história do clube. Por tudo isto, a distinguida com o Troféu Clube 2017 pelo AUDIÊNCIA é a modalidade de andebol feminino do Colégio de Gaia.
JOSÉ CARREIRO D’ALMEIDA, TROFÉU FILANTROPIA 2017
O premiado com o Troféu Filantropia 2017 nasceu na freguesia do Pico da Pedra, em 1932. Diplomou-se na antiga Escola do Magistério de Ponta Delgada, em 1952, iniciando nesse mesmo ano as respetivas funções letivas, que interrompeu em 1964 após ter sido nomeado encarregado da Missão Cultural do distrito de Ponta Delgada. Acabaria por exercer este cargo pouco tempo, já que poucos meses depois foi nomeado professor de Didática Especial da Escola do Magistério de Ponta Delgada, onde esteve durante 28 anos. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, em França, e passou os últimos anos como professor de Prática Pedagógica no Centro Integrado de Formação de Professores da Universidade dos Açores. Além disso, esta personalidade colaborou na Campanha Nacional de Educação de Adultos, foi adjunto do delegado escolar e delegado escolar de Ponta Delgada e sempre esteve disponível para ajudar no desenvolvimento turístico dos Açores, sendo mesmo presidente da Comissão Instaladora da Casa do Povo da terra onde nasceu. Recebeu já, da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a Insígnia Autonómica de Dedicação, mas prefere que as homenagens à sua pessoa sejam também relativas às suas duas irmãs, Susana Maria Carreiro Moniz, de 92 anos, e Maria Luísa Carreio d’Almeida, de 79 anos, já que para si, “são tão merecedoras” de distinções quanto o próprio. Por isso, o AUDIÊNCIA distingue, este ano, com o Troféu Filantropia, em nome também das suas irmãs, José Carreiro d’Almeida.