António Lima, candidato do Bloco de Esquerda à autarquia da Ribeira Grande, considera que o turismo é fundamental para o desenvolvimento do concelho, e exige mais respeito pelos direitos dos trabalhadores do sector e mais respeito pelo ambiente, apontando críticas ao atual presidente.
Numa ação de campanha que decorreu junto à ribeira que desagua na praia do Monte Verde, cuja utilização está interdita devido à má qualidade da água, António Lima alertou para o grave problema de poluição que existe naquela zona. “Um problema que vem de há décadas, e que nunca foi resolvido pelos executivos do PS, nem no último mandato do PSD”, salientou o candidato do BE. António Lima criticou o atual presidente por colocar os interesses económicos de privados à frente dos interesses da população.
O candidato do BE mostrou preocupação relativamente à falta de respeito pelos direitos dos trabalhadores do sector do turismo, uma vez que tem, em zonas de grande interesse turístico, trabalhadores ao abrigo de programas ocupacionais que estão a desempenhar funções necessárias, e às quais deveria corresponder um posto de trabalho com direitos e estabilidade, e também tem trabalhadores a recibos verdes que recebem abaixo do salário mínimo.
Em declarações aos jornalistas, António Lima apresentou a proposta de celebração de um contrato de responsabilidade social entre a autarquia e as empresas privadas que recebam apoios públicos municipais, em que as empresas se comprometem a respeitar os direitos dos trabalhadores, a pagar salários dignos, e a não promover a precariedade.