DIGNIPÉDIA GLOBAL: SISTEMATIZAR, APROFUNDAR E DEFENDER DIREITOS HUMANOS EM CONTEXTO DE GLOBALIZAÇÃO

O projeto Dignipédia Global visa a capacitação de alunos, escolas e universidades, assim como agentes de educação e de ação sociocultural para o fomento de uma cultura dos direitos humanos, agregando diversas instituições escolares, académicas e da sociedade civil, nacionais e internacionais.
O projeto Dignipédia Global: Sistematizar, Aprofundar e Defender Direitos Humanos em Contexto de Globalização [EEA Grants – Active Citizens Fund | Programa Cidadãos Ativ@s – Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação Bissaya Barreto]

Em declarações ao Jornal Audiência ,  a Gestora do Projeto , Doutora Susana Alves- Jesus ,  disse :  “Pela primeira vez em Portugal, este projeto elabora dois dicionários sobre direitos humanos: 1) o Dicionário Global dos Direitos Humanos, para especialistas em direitos humanos, professores, juristas, ativistas e para o público em geral, uma vez que utilizando conhecimento científico validado encontra-se também escrito em linguagem acessível a todos quantos queiram saber mais sobre direitos humanos; 2) o Dicionário Pedagógico para os Direitos Humanos, feito por crianças e jovens (com o auxílio dos seus professores e professoras) para crianças e jovens em idade escolar – público-alvo principal do presente projeto. Apesar de existir um número assinalável de estudos e publicações sobre Direitos Humanos, até agora não existia ainda uma ferramenta de sistematização de conhecimento sobre este tema, que disponibilizasse, de forma sintética e cientificamente validada, textos sobre os principais conceitos .”

Resultam deste projeto:
1) a criação de dois dicionários de direitos humanos: um dicionário global, direcionado a especialistas, mas também ao público em geral; um dicionário infanto-juvenil de direitos humanos, de incidência pedagógica, para crianças e jovens em idade escolar;
2) a implementação de uma plataforma online, de acesso livre e gratuito, onde ficarão disponíveis os dois dicionários, bem como outros recursos de aprofundamento da temática dos direitos humanos;
3) a dinamização, junto de escolas, sociedade civil e academia, de ações de capacitação e consciencialização para os direitos humanos, bem como de oficinas de redação e criação artística de conteúdos para os dois dicionários e plataforma.

Promotor
IECCPMA | Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes

Parceiros
ECWT | European Centre for Women and Technology (Noruega)
CECHAP | Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património (Vila Viçosa)
FNAJ | Federação Nacional das Associações Juvenis (Porto)
HD | Horizon Diversity – Associação Cultural (Porto)
YMCA Setúbal (Setúbal)
Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Roque (Funchal, Madeira)
Agrupamento de Escolas de Santo António (Barreiro)
Agrupamento de Escolas António Alves Amorim (Lourosa, Santa Maria da Feira)
Agrupamento de Escolas de Redondo (Redondo)

Instituições associadas durante a implementação do projeto

Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta

JUSGov – Centro de Investigação em Justiça e Governação da Universidade do Minho

Escola Básica e Secundária de Santa Cruz (Madeira)

Escola Profissional do Pico

Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva (Barreiro)

Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita (Barreiro)

Agrupamento de Escolas do Restelo (Lisboa)

Externato Frei Luís de Sousa (Almada)

Câmara Municipal de Alenquer

Soroptimist International – Clube Lx Caravela

Gasoline Associação Cultural e Desportiva

Batoto Yetu

FAED – Centro de Ciências Humanas e da Educação da Univ. do Estado de Santa Catarina

ADEGI

Observatório Internacional dos Direitos Humanos

+ INFO: https://www.youtube.com/watch?v=_0h2EtWIy3U&list=PLxQV1QOEVLs4vHUqs18x3jVvrRgcLPEkb&index=3

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