Nasceu, em Pedroso e Seixezelo, mais uma prova para os amantes do desporto. A 1ª edição do Duatlo Cross destas localidades aconteceu no passado dia 6 de novembro e contou com a colaboração do campeão nacional, Domingos Ladislau. Na competição, participaram mais de 130 pessoas e, segundo o autarca Filipe Silva Lopes, a iniciativa será para repetir em 2023.
A 1ª edição do Duatlo Cross de Pedroso e Seixezelo aconteceu no dia 6 de novembro e surgiu duma parceria entre a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal de Gaia e o Desafio Norte Triatlo, com a colaboração do atleta Domingos Ladislau.
“Nós tínhamos, no nosso compromisso, o objetivo de realizar uma prova anual de BTT, mas, entretanto, como temos a sorte de ter um campeão natural de Pedroso, Domingos Ladislau, na área do triatlo, falamos com ele e surgiu a ideia de fazer um duatlo”, contou Filipe Silva Lopes, presidente da União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo, sobre como nasceu a ideia para a realização da iniciativa.
A prova contou com mais de 130 participantes, o que, segundo o autarca, é um número impressionante na modalidade. “Para termos uma ideia, a maior prova de duatlo, aqui, na zona Norte do país, acontece em Famalicão, penso eu, e tem cerca de 200/250 atletas, mas o normal é entre 50 e 100. Nós tivemos mais de 130 participantes, também fruto desses conhecimentos que o Domingos tem dentro deste meio, e foi possível fazer um dia diferente, uma prova diferente, um trajeto muito elogiado por todos os participantes e que correu bastante bem”, explicou.
A prova começou e terminou no Complexo Desportivo de Pedroso e a zona de transição, onde os atletas passavam do atletismo para o BTT, também aconteceu no mesmo local. A prova de atletismo consistiu em três voltas pela zona da Paradela, enquanto a prova de BTT, de cerca de 18 kms, distribuiu-se por Paradela, Pisão, Tabosa e Rio do Lobo, principalmente na zona de monte.
Apesar de alguma desconfiança inicial por parte dos fregueses e de algum aborrecimento devido aos constrangimentos no trânsito, Filipe Silva Lopes garantiu que eles gostaram e estiveram em grande número a assistir à prova. “Correu muito bem, também com a colaboração da Polícia Municipal, as estradas estiveram o menos condicionadas possível e tivemos muitas pessoas a ver, mesmo no Complexo Desportivo de Pedroso, o que traz uma beleza à prova”, sublinhou o autarca que também atribuiu parte da felicidade do dia ao São Pedro, que “ajuda sempre os eventos da Junta de Freguesia, é uma sorte que vamos tendo. Temos um trato com ele, afinal de contas o São Pedro é o padroeiro aqui de Pedroso”, brincou o presidente.
Apesar dos aspetos a melhorar, Filipe Silva Lopes garantiu que a 1ª edição do evento foi um sucesso e que será para repetir. “De todos os projetos e eventos que vamos realizando, desde que aqui estamos, nunca desistimos de nenhum e o que temos assistido é que todos eles, de edição para edição, vão sempre aumentando, quer o número de participantes, quer a qualidade, por isso, naturalmente, em 2023, teremos a segunda edição do Duatlo Cross”, concluiu.