O tradicional passeio anual sénior da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso voltou a realizar-se, após dois anos de interregno, nos passados dias 13 e 15 de setembro. A União de Freguesias transportou, através de 15 autocarros, os cerca de 700 habitantes gaienses até Vila Praia de Âncora. Primeiramente, o grupo realizou uma paragem em Viana do Castelo para visitar o local e, de seguida, rumou à Quinta do Cruzeiro. Para além da população sénior, o passeio contou com a presença de elementos da União de Freguesias, de Dário Silva, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, e de elementos da Cruz Vermelha.
O passeio anual sénior da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso reuniu cerca de 700 idosos, divididos por dois dias, com o intuito de lhes proporcionar momentos de animação e convívio. Os seniores da freguesia gaiense partiram, por volta das 9h, com destino a Mindelo, onde realizaram uma pequena paragem, de seguida o grupo rumou a Viana do Castelo para admirar as paisagens do local. Após esta paragem, os seniores deslocaram-se até à Quinta do Cruzeiro, em Vila Praia de Âncora, onde desfrutaram de um almoço, seguido de uma tarde recheada de animação. No final da tarde, o grupo teve a oportunidade de saborear o lanche, acompanhado por uma fatia de bolo e um copo de champanhe.
Antes de proceder à distribuição do lanche e das lembranças aos seniores, Alexandra Amaro, presidente da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, e Dário Silva, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, usufruíram de algum tempo para proferir algumas palavras e agradecimentos. A presidente da União de Freguesias aproveitou para agradecer “a presença do sr. vereador Dário Silva, em representação da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, aos colegas do executivo, aos guias e à Cruz Vermelha”. Alexandra Amaro enalteceu que “é um privilégio ter-vos aqui e puder trabalhar em conjunto convosco, sem vocês nós não seriamos a Junta de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso, por isso muito obrigada”. A presidente destacou ainda que “foi um privilégio muito grande, depois de dois anos de interregno, podermos estar aqui, estávamos todos ansiosos por este momento e vocês realmente merecem”. A presidente admitiu que “na Junta de Freguesia nós tentamos fazer o melhor para vos dar melhores condições de vida, é esse o nosso propósito”.
A presidente salientou, em declarações exclusivas ao AUDIÊNCIA, que “o retorno desta iniciativa é o retomar de momentos de convívio após um longo período de afastamento social”, realçando que “é o retorno à normalidade, o reatar de interação social, o alargamento da rede de contatos, o cimentar do sentimento de confiança no contacto social”. Alexandra Amaro terminou a sua intervenção referindo que a Junta tem levado a cabo atividades de “cariz lúdico desportivo e de estimulação cognitiva”, entre elas, aulas de ginástica, Grupo Coral e Instrumental, Ioga do Riso, jogos de salão, espaço de leitura, comemoração de festividades de calendário, no Centro de Convívio de Mafamude, e aulas de ginástica, oficina de teatro, Ioga do Riso, atelier de manualidades, Boccia, dinâmicas de grupo, no Centro de Convívio de Vilar do Paraíso.
Dário Silva, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, começou por saudar a presidente e o seu executivo, os representantes da Cruz Vermelha, a imprensa e endereçou “um grande abraço para todos com votos de muita saúde e muita alegria”. De seguida enalteceu “o empenho da Junta de Freguesia na organização deste evento” e afirmou que “os passeios sénior são um reconhecimento justo, que a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia fazem a todos vocês que trabalharam a vida toda, em função dos outros e também para os outros, para a vossa família e também para a sociedade onde estavam integrados”. Dário Silva referiu que “o que se pretende com este passeio é que, sobretudo, seja um pequeno tributo à população sénior, pelo menos uma vez ao ano, juntamente com outra quantidade de iniciativas que a Câmara e a Junta de Freguesia vão fazendo ao longo do ano”. O vereador municipal aproveitou ainda para salientar que “apesar de tudo, a pandemia ainda não passou e temos de continuar a ter os cuidados que temos vindo a ter até agora, neste momento, há um período de vacinação a decorrer e é importante que nós cumpramos a nossa responsabilidade”.