E SE TIVÉSSEMOS MINIBUSES NA RIBEIRA GRANDE?

A recente apresentação que a candidata do PS à Câmara Municipal da Ribeira Grande fez, de um Plano de Mobilidade para a Ribeira Grande, foi uma lufada de ar fresco. Já escrevi em ocasiões anteriores e confirma-se, que Lurdes Alfinete está a trilhar um caminho muito interessante rumo aos Paços do Concelho nortenho.

Propõe Lurdes Alfinete que se implemente uma rede de minibus na Ribeira Grande, à semelhança daquilo que já existe em Ponta Delgada. Para a Ribeira Grande seria um gigantesco passo em frente. Ainda para mais com uma rede de Minibuses elétricas, amigas do Ambiente. A possibilidade de circular a preços muito acessíveis (50 cêntimos por viagem, um passe mensal de 15 €, gratuitamente para crianças até aos 12 anos e portadores de deficiência, com preços especiais para jovens, séniores) numa vasta área urbana é, sem dúvida, uma excelente aposta.

Mas Lurdes Alfinete não se limitou a propor isso. Tive a oportunidade de analisar a sua proposta e o que verifiquei foi uma estratégia e um pensar a Ribeira Grande para a próxima década. Algo a que não assistimos nos últimos anos e – até – a que já não estávamos habituados.

De facto, com parques de estacionamento gratuitos renovados, com mais segurança, torna-se muito apetecível entrar numa minibus que nos coloca rapidamente numa outra ponta da cidade resolver a nossa vida e regressar ao nosso carro pelo final do dia. É assim que se faz nos grandes aglomerados urbanos, parabéns!

Verifiquei, com agrado, que a proposta não se resume à “cidade”, mas pensa todo o concelho. Propõe, igualmente, que se dupliquem o número de ligações e a frequência entre a zona Nascente (Lomba de São Pedro, Fenais da Ajuda, Lomba da Maia, São Brás e acrescenta-se aqui Porto Formoso) e a cidade. Bravo! De uma só assentada une o concelho de ponta a ponta, resolvendo o problema dos nossos jovens alunos da zona Nascente que, em pleno ano 2021, continuam a sentir grandes dificuldades para chegar à sua escola, todos os dias.

Gostei também da ideia de reforçar as condições de serviço dos táxis, para conveniência de todos.

Cada vez mais confirmamos que temos Mulher para tomar conta dos destinos da Ribeira Grande nos próximos 4 anos.