“É UMA PESSOA COM ÉTICA, COM INTEGRIDADE E COM SENTIDO DE SERVIÇO À COMUNIDADE”

O Rotary Club Gaia-Sul atribuiu o Prémio de Mérito Profissional 2025 a António Sala. Esta celebração, que decorreu no Restaurante do El Corte Inglés Gaia-Porto, contou com a presença de inúmeros companheiros, oriundos de vários clubes rotários, assim como de Dário Silva, vereador da Câmara Municipal de Gaia, Alexandra Amaro, presidente da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, e Teresa Marinho, responsável pelo Departamento de Comunicação e Relações Institucionais do El Corte Inglés Gaia Porto

 

Este ano, o Rotary Club Gaia-Sul decidiu reconhecer António Sala, com o Prémio de Mérito Profissional, ano 2025, durante um célebre jantar, que decorreu no Restaurante do El Corte Inglés Gaia Porto e contou com a presença de mais de 90 pessoas, em representação de 22 clubes rotários, assim como de Dário Silva, vereador da Câmara Municipal de Gaia, Alexandra Amaro, presidente da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, e Teresa Marinho, responsável pelo Departamento de Comunicação e Relações Institucionais do El Corte Inglés Gaia Porto.

Após os momentos protocolares e gastronómicos, que culminaram com a admissão de um novo companheiro, Pedro Lima, Duarte Besteiro, presidente do Rotary Club Gaia-Sul, tomou a palavra, afirmando que este clube rotário “escolheu uma personalidade da sua comunidade que, realmente, pela excelência da sua carreira e pelos seus valores de ética, de integridade e serviço à comunidade são mérito para que seja homenageado”.

Sublinhando que “António Sala é o profissional do ano 2025 do Rotary Club Gaia-Sul”, o líder deste club ressaltou que “nós temos contacto pela via da rádio, da televisão, da música, da escrita e, portanto, ele faz parte da cultura portuguesa contemporânea e, como tal, é esta a personalidade que nós escolhemos para homenagear. António Sala é um gaiense, um português do mundo, um homem conhecido e foi considerado a «maior figura de sempre da história da rádio em Portugal». É uma pessoa que foi condecorada ao mais alto nível pelo Presidente da República, mas principalmente, é um profissional de eleição, é uma pessoa com ética, com integridade e com sentido de serviço à comunidade, valores que norteiam o nosso clube e, portanto, nós, enquanto rotários, quando homenageamos um profissional temos em conta estes valores, a excelência da profissão, mas não só, a ética, a integridade e o sentido de serviço à comunidade são fatores decisivos para ponderar quando decidimos atribuir esta homenagem a um profissional de referência”.

Seguidamente, algumas das individualidades presentes também se dirigiram ao homenageado da noite, nomeadamente Manuel Monteiro, e Maria da Luz Pedroso, que afiançaram que António Sala é “um homem de emoções, de afetos, muito carismático e solidário”.

Por conseguinte, também Alexandra Amaro, presidente da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, interveio, referindo que “é, de facto, emocionante estar aqui, nesta noite de emoções. É um privilégio estar sentada na mesma mesa que o doutor António Sala. É extraordinário tudo o que fez pela nossa comunidade, pela nossa rádio e televisão”.

Evocando a importância da comunidade, a autarca recordou que o Rotary Club Gaia-Sul é parceiro da Junta de Freguesia e que “ainda recentemente patrocinou aquele que é o nosso Gabinete de Saúde Mental, que contou também com o apoio da Câmara Municipal de Gaia”.

Já, Dário Silva, vereador da Câmara Municipal de Gaia, fez questão de “deixar uma nota de apreço por aquilo que é a atividade dos rotários. Para além de toda a atividade social que vão desenvolvendo ao longo do ano, eu acho que este momento em particular é também um momento distintivo”.

Salientando que “o Rotary Club Gaia-Sul está a distinguir uma figura que não é apenas de Vila Nova de Gaia, é uma figura que extravasa os domínios do concelho”, o edil enalteceu que António Sala “preencheu o coração de muita gente e, certamente, vai continuar a preencher, não só pelas suas capacidades profissionais, mas por aquilo que ele é, enquanto pessoa”.

Por fim, as intervenções foram encerradas por António Sala, que admitiu não estar à espera de “tantas emoções”. Agradecendo o convite e “a honra desta distinção, que me enche o coração”, o distinguido com o Prémio de Mérito Profissional destacou que “eu sei que quando venho a uma reunião como esta, que estou no meio de gente boa, porque eu acho que as pessoas que não tenham o espírito aberto, não tenham um sentido de missão e não sejam pessoas voltadas para a abrir o seu coração, a sua alma e poderem prestar utilidade a outros, não servem, nem vêm para movimentos rotários”.

Para António Sala, “estar aqui é muito emotivo para mim, porque estou no concelho e na zona da terra que me viu nascer, porque tenho aqui, ainda, família, nomeadamente, a minha irmã e muitos dos meus sobrinhos”.

Evocando a história do seu percurso no mundo da rádio, o galardoado asseverou que “fico feliz por olhar para trás e sentir que há reconhecimento. (…) Agradeço do coração esta homenagem bonita que me fizeram. Quero dizer-vos que tenho orgulho na luta profissional que tenho tido ao longo de 61 anos. Nada disto teria sido conseguido sem dedicação, sem sacrifício, sem muitas lágrimas, sem momentos maravilhosos e momentos, às vezes, muito difíceis. Mas, também, não seria conseguido se eu não soubesse respeitar e apreciar o trabalho que é feito por aqueles que nos ajudam e na rádio ajuda-nos muita gente, os técnicos que não se vêm, pois estão nos bastidores, as pessoas que escrevem, aqueles que pesquisam e fazem a produção, mas acima de tudo precisamos de ter algum dom e depois saber trabalhar esse dom. Quero agradecer, acima de tudo à minha família, que é o meu sustentáculo, a minha base”.

 

Rádio Audiência
Rádio Audiência
LIVE