ECONOMIA DOS AÇORES CRESCE DE FORMA SUSTENTADA

O Diretor Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade realçou que a economia dos Açores continua a crescer de forma “sustentada”, afirmando que as empresas e os empresários têm “sabido aproveitar” os apoios disponibilizados pelo Governo dos Açores.

Ricardo Medeiros assegura que “o dinamismo económico que hoje se vive nos Açores é comprovado pelo Indicador de Atividade Económica (IAE)”, divulgado pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA).

De acordo com o governante, o IAI registou um crescimento de 2,2% em outubro, o que significa o maior crescimento desde janeiro, sustentando que “há três meses consecutivos que o IAE consolida em valores acima dos dois por cento”.

Ricardo Medeiros falava no final de uma visita a uma empresa de serração de madeira em Rabo de Peixe, no passado dia 18 de dezembro, onde disse que o investimento na ampliação da atividade daquela empresa é “revelador da confiança que existe no crescimento futuro da economia da Região”.

O cálculo do IAE considera os dados dos principais setores de atividade da Região, sendo construído com base nas séries estatísticas relativas a ‘Leite entregue nas fábricas’, ‘Gado Abatido’, ‘Pesca Descarregada’, ‘Produção de Energia’, ‘Produção de Produtos Lácteos’ e ‘Consumo de Energia na Indústria’. Estatísticas referentes a ‘Venda de Cimento’, ‘Empregados na Construção Civil’, ‘Passageiros Desembarcados Via Aérea’, ‘Dormidas nos Estabelecimentos Hoteleiros’, ‘Empréstimos Bancários’, ‘Prédios Transacionados’ e ‘Levantamentos Multibanco’ são também consideradas.