EQUIPA VENCEDORA DA MAIOR COMPETIÇÃO FEMININA CONTOU COM PARTICIPAÇÃO GAIENSE

Decorreu, no passado mês de setembro, um dos principais eventos de vela a Norte de Portugal, a Lusíadas Saúde Porto Sailing, que contou com duas provas, a Women on Water – Natixis e a Regata do Infante.

Com organização da BBDouro, a Women on Water, patrocinada pela Natixis em Portugal, é a única regata com tripulações exclusivamente femininas em Portugal. O campeonato foi disputado no Rio Douro, junto às margens de Gaia e do Porto e contou com a participação de sete tripulações, num total de 35 velejadoras, que ao longo de dois dias realizaram 23 regatas. As quatro equipas melhores classificadas disputaram na tarde de domingo a final, com o vencedor a ser encontrado no final da terceira regata.

Foram dois dias de regatas intensas, com muita competitividade, marcando presença algumas das principais velejadoras nacionais, de onde destacam as olímpicas Sara Carmo (presente nos JO de Londres e no Rio de Janeiro) e Mariana Lobato (JO de Londres). A vitória foi do “Team Cocomelon”, com a velejadora olímpica Marina Lobato ao leme e, na tripulação, a velejadora do clube de Gaia BBDouro/WeDoSailing Francisca Barros, Joana Azevedo, Carlota Gala e Maria Sánchez. Esta equipa liderou também a fase de qualificação, apurando-se diretamente para a final.

Já na Regata do Infante, a maior do género com embarcações tipo cruzeiro no Norte de Portugal, e que percorreu as águas do Porto e Matosinhos, com chegada no Rio Douro junto à zona histórica da Ribeira, participaram 45 barcos e cerca de 300 velejadores. Na classe ANR1, a vitória foi para o “Le Petit Prince” de Pedro Fernandes, na ANR2 o “Ojo Piojo” de Manuel Lopes liderou, enquanto Rui Ramada Barros a bordo do “Yess” venceu o ANR3. Entre os Platu, o “Cheers” de Filipe Pedrosa cortou em primeiro e, nos SBoat, o “Jazz” de Bruno Albuquerque terminou na frente.

Nesta que também é uma regata inclusiva e acessível a todos, o Barco Lusíadas For All, o primeiro catamaran no mundo desenvolvido em Portugal que permite alargar a prática de vela a todos, voltou a marcar presença na Regata do Infante, que alberga até quatro cadeiras de rodas convencionais e permite alargar a prática de vela a toda a população. A bordo esteve a associação SIM, Somos Capazes que não só alcançou o primeiro lugar na etapa de volta a Leixões como presenteou todos os participantes com um concerto após a entrega de prémios.