A Escola de Ciclismo Arca de Noé realizou a festa de encerramento da época velocipédica 2017, no passado dia 2 de dezembro, no salão nobre do Centro Cultural e Desportivo Arca de Noé.
A festividade contou com a presença de representantes da Câmara Municipal de Gaia, da Junta de Freguesia de Canidelo, de antigos dirigentes da Arca de Noé, de pais, de amigos, de familiares dos ciclistas e dos atletas.
João de Oliveira Roxo salientou que o sócio fundador Augusto Silva e que Fernando Oliveira “passaram por esta casa, tendo ambos feito uma retrospetiva do que foi o Arca de Noé, as suas dificuldades e os seus anseios”.
Os atletas foram homenageados e recompensados, durante a festa de encerramento, pelo esforço despendido ao longo da época velocipédica.
João de Oliveira Roxo evidenciou ainda que os oradores foram “unânimes em reconhecer o trabalho efetuado pela coletividade em prol da atividade física dos jovens da formação, dos cadetes e do ciclismo para deficientes e em identificar a necessidade de angariar mais apoios, a fim de impulsionar a árdua tarefa de andar de bicicleta e de praticar a modalidade”.
Neste contexto, os oradores exaltaram ainda a importância de se realizarem protocolos com diversas entidades, “de modo a ser possível uma ajuda que menorize as despesas inerentes da atividade diária da coletividade no ensino da prática de ciclismo”.
João de Oliveira Roxo realçou que, “da parte da nova direção, empossada há duas semanas, a mensagem teve o enfoque nos novos desafios que os atletas vão ter pela frente, como a 1ª Taça de Portugal de Cadetes, uma prova internacional que vai ter lugar no dia 25 de março; o XXIX Grande Prémio de Ciclismo e a 2ª Prova da Taça Regional de Cadetes, que se vão realizar no dia 21 de maio; e o 4º BTT/XCO, Sol, Mar e Rio, que vai ter lugar no dia 30 de junho, na freguesia de Canidelo”.