“ESTAMOS A PREPARAR UM ESPAÇO DE RAIZ PARA RECEBER A ESCOLA PROFISSIONAL DO INFANTE NO CENTRO DA TROFA”

A Escola Profissional do Infante (EPI) foi uma das entidades que marcaram presença na 24ª edição da EXPOTROFA, que decorreu entre os passados dias 3 e 7 de julho, na Alameda da Estação.

Assegurando que a chegada da EPI à Trofa representa um “novo desafio”, António Marques, diretor da Escola Profissional do Infante, e Jani Silva, diretora pedagógica da Escola Profissional do Infante, afirmaram, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA, que “o projeto de Gaia está numa fase de bastante consolidação e no trabalho que fazemos junto do território, identificamos que na Trofa não havia oferta ao nível de escolas profissionais e em parceria com a Câmara Municipal lançamos o desafio de, efetivamente, avançar com este projeto”.

Com data de abertura marcada para setembro, as novas instalações da Escola Profissional do Infante vão nascer no município trofense. “Estamos a preparar um espaço de raiz para receber a Escola Profissional do Infante no centro da Trofa. Esperamos ter o espaço adaptado para podermos receber os alunos para o ensino profissional e para os cursos de educação e formação de jovens”, revelou António Marques, adiantando que “nós teremos capacidade, em velocidade cruzeiro, para 270 alunos”.

No que concerne à oferta formativa, o Curso de Design de Moda será, segundo o diretor da Escola Profissional do Infante, “a bandeira do projeto”, mas, neste momento, mais cursos estão aprovados, como é o caso de Multimédia, Contabilidade e Programador Informático, com o intuito de “dar resposta às necessidades que o tecido empresarial apresenta. Naturalmente, nós trazemos o know-how que tem a ver com os 34 anos de existência da Escola Profissional do Infante, no entanto desenvolvemos um estudo muito específico para o território da Trofa e temos como premissa complementar a oferta já existente, reforçando a capacitação dos jovens”.