“ESTE ANO, 40 MIL PESSOAS PASSARAM PELO FESTIVAL DA JUVENTUDE DA TROFA”

O BeLive regressou, entre os passados dias 20 e 22 de julho, ao Mercado/Feira da Trofa. Organizado pela autarquia trofense, este festival da juventude reuniu onze bares, quatro estruturas de street food e uma de guloseimas num espaço, que aliou grandes nomes da música portuguesa à boa gastronomia e cocktailaria, com o intuito de proporcionar o intercâmbio de experiências e de conhecimentos, entre todos os jovens.

 

O Mercado/Feira da Trofa voltou, pelo segundo ano consecutivo, a ser palco do BeLive – Festival da Juventude. Promovido pela autarquia trofense, o certame decorreu entre os passados dias 20 e 22 de julho e atraiu milhares de pessoas. “O recinto é um local de excelência para a realização deste evento. No ano passado, mudamos o BeLive para este novo local, que possui uma área capaz de permitir que o evento se vá adaptando, em função do seu crescimento e da necessidade logística associada à realização do mesmo. Assim sendo, uma das principais preocupações foi mesmo tornar este novo local mais atrativo, funcional, dinâmico, confortável e apetecível não só aos jovens, mas também às famílias”, explicou Renato Pinto Ribeiro, vereador da Cultura da Câmara Municipal da Trofa, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA.

No dia de abertura do recinto, que contou com a presença do executivo municipal, os participantes tiveram a oportunidade de assistir à atuação de Rudy 21, que estreou o palco, seguindo-se a atuação o grupo Jovem Dionísio. A noite terminou com o show dos DJ’s Los Bravos.

Já no dia 21 de julho, a banda “The Cover Van” foi a primeira a subir ao palco, antecedendo Ivandro e, mais tarde, Fifty, que foi o DJ da noite.

Por fim, no dia 22, foi Vânia Dilac & The Soulmates quem viajou diretamente dos Açores para inaugurar os momentos musicais, seguindo-se a atuação de Bárbara Tinoco e, posteriormente, Pete Tha Zouk.

Garantindo que a 8ª edição do BeLive voltou a superar as expectativas, Renato Pinto Ribeiro enalteceu que “se no ano passado tivemos cerca de 30 mil pessoas, nos três dias, este ano, 40 mil pessoas passaram pelo Festival da Juventude da Trofa. O BeLive já conquistou o seu lugar e a prova disso é a crescente afluência que o evento tem vindo a cativar ao longo das oito edições já realizadas, sendo já uma referência no Norte do país”.

Com entrada gratuita, este evento, tal como em edições anteriores, aliou a gastronomia e a cocktailaria a grandes nomes da música portuguesa. “Não pretendemos ter excesso de estruturas, quer de comércio de bebidas, quer de comércio de comidas. Pretendemos o suficiente e, acima de tudo, valorizamos a capacidade e a qualidade do serviço que prestam e dos produtos que utilizam. Passamos de oito bares para onze e mantivemos quatro excelentes estruturas diversificadas de street food e uma estrutura de guloseimas e lambarices”, ressaltou o vereador da autarquia trofense.

Assegurando que a realização do certame no Mercado/Feira da Trofa, pela segunda vez consecutiva, foi “uma aposta ganha”, o edil evidenciou que “propicia maior comodidade, melhor organização dos espaços, fora de zona residencial e com diversos parques de estacionamento, que garantem melhor acesso ao recinto, sem constrangimentos de trânsito. Sentimos que as pessoas que visitaram o local ficaram agradadas com toda a organização e conseguiram assistir aos concertos, com maior comodidade e sempre em segurança”.

Não escondendo que cada ano é um desafio, Renato Pinto Ribeiro frisou que “temos de ter a capacidade de nos reinventar, melhorar e adaptar o recinto em função do seu crescimento. As pessoas que vêm ao BeLive já sabem com o que podem contar, por isso consideramos que esta edição ainda foi melhor do que a transata, face ao feedback extremamente positivo que recebemos de diversos visitantes, bem como de várias produtoras e agentes de artistas que, ao longo dos três dias, passaram pelo backstage”.

Radiante e a pensar no futuro, o autarca desvendou que o próximo passo é tornar o BeLive Trofa “ainda maior. Tem sido um processo e uma aprendizagem. Queremos voltar a ter um cartaz que vá ao encontro da população jovem e que traga ainda mais pessoas ao festival”.