A dreamMedia nasceu da vontade de criar soluções de comunicação 360º. O seu propósito é ajudar as marcas e decisores nas campanhas e ações de comunicação, promovendo o aumento da notoriedade e vendas. O Grupo está presente nos 18 distritos de Portugal, com 30 soluções de comunicação de grande impacto e com mais de 4000 espaços para os anunciantes comunicarem com os seus públicos-alvo. Em 2021, solidificou a maior rede de Outdoors Digitais em Portugal.
A dreamMedia, por todo este trabalho de mais de 15 anos, foi eleita Superbrand 2021, única marca distinguida no setor out-of-home. A gala Superbrands 2021 realizou-se no dia 27 de outubro, no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária, em Lisboa. No seguimento desta distinção, o jornal AUDIÊNCIA entrevistou Ricardo Bastos, CEO da dreamMedia.
Como se sente com este novo reconhecimento que a dreamMedia recebeu da SuperBrands?
A eleição Superbrand 2021 e a pertença a este grupo restrito de marcas de excelência é uma honra, um enorme orgulho, e provém da entrega, afinco e primazia que depositamos em todas as soluções e estratégias criadas para cada cliente, e nas relações com os nossos parceiros e anunciantes. Este reconhecimento é único, notável e sustenta que estamos no caminho certo, mormente por advir das avaliações dos consumidores e de alguns dos nomes mais relevantes na área da comunicação, marketing e marcas de Portugal. Importa recordar que a distinção Superbrand é totalmente atribuída, não havendo um concurso nem lugar a pagamento para usufruto do selo. Esta eleição é o reconhecimento da nossa constante aposta em qualidade e inovação, para assegurarmos os melhores produtos e soluções de comunicação exterior, e correspondermos às expectativas e necessidades dos mercados onde atuamos, dos anunciantes e dos consumidores. Estou grato à nossa equipa, sempre unida, motivada e determinada em consolidar este trajeto de progresso, e aos nossos clientes e parceiros, que depositam a sua confiança na dreamMedia e tornam esta realidade possível.
De que modo é que o trabalho destes anos culminou neste galardão?
O Grupo dreamMedia opera no setor da publicidade exterior a nível nacional há mais de 15 anos e tem progredido com recurso exclusivo a capitais próprios, sem qualquer tipo de financiamento. Somos um grupo de empresas 100% autónomo e utilizamos exclusivamente meios próprios para fabrico dos nossos modelos, desde design, arquitetura, serralharia, departamento de produção de grande formato e equipas próprias de montagem e manutenção.
No nosso Grupo ambicionamos acrescentar permanente valor ao setor da publicidade outdoor em Portugal, tendo sido com este desígnio que, ao longo dos anos, concretizámos investimentos importantes e significativos na criação de soluções que respondem às necessidades dos anunciantes, dos consumidores e das próprias cidades, e nos permitem assumir hoje a posição de maior operador de outdoors estáticos, outdoors digitais e ativação/roadshow em Portugal.
A dreamMedia é atualmente a maior empresa de publicidade outdoor em Portugal, é líder no setor de Marketing de Ativação, detendo a maior frota de veículos a operar no nosso país, e uma referência na publicidade 4.0. Recentemente assegurámos presença no pelotão da frente das empresas auditadas, entrámos no mercado do Mobiliário Urbano em Portugal, sendo o primeiro e único operador 100% português a investir na instalação, manutenção e exploração de publicidade em paragens de autocarros, mupis e outros equipamentos de mobiliário urbano ao serviço da comunidade e dos municípios, e lançámos a primeira rede nacional de outdoors digitais, o maior e único projeto de capitais integralmente nacionais do setor em Portugal.
Este percurso de mais de 15 anos em prol das marcas, dos consumidores e da constante modernização e valorização do setor da publicidade outdoor em Portugal, permite-nos ser reconhecidos pelos consumidores e pelo júri da Superbrands como uma marca de excelência no nosso país.
A dreamMedia recebeu esta distinção num ano onde se viveu um período de pandemia. Que diferenças foram sentidas na empresa, positivas e/ou negativas, durante este tempo de Covid-19?
A dreamMedia tem nos seus quadros cerca de uma centena de colaboradores de distintos departamentos, desde serralheiros, eletricistas, montadores e pintores a arquitetos, designers, controllers financeiros e accounts, em virtude de determos toda a cadeia de valor. Neste contexto, um dos principais desafios provocados pela pandemia passou, indubitavelmente, pela heterogeneidade da equipa, considerando que, com funções e necessidades tão distintas, não existiu uma regra ou modus operandi geral que fosse transversal a toda a empresa. A pandemia acelerou a necessidade de digitalizarmos a empresa e todos os seus processos, tornando-nos próximos, mesmo que à distância. Sempre fomos uma empresa muito coesa e unida, e procurámos atenuar os efeitos negativos gerados pela pandemia tanto quanto possível, mediante uma redobrada atenção para as red flags que iam surgindo, para que se mantivesse a segurança e saúde de todos. Também durante a pandemia de Covid-19, a força e inovação da dreamMedia foram colocadas à prova e o resultado foi, nomeadamente, a criação da dreamMedia.Store, um modelo pioneiro em Portugal onde as marcas conseguem aceder de forma fácil, rápida e flexível aos melhores suportes que se adequam à sua estratégia de comunicação. A dreamMedia passou a integrar também o painel de estudo da PSE – Produtos e Serviços de Estatística, contando atualmente com a medição de audiências em mais de 24.000 metros quadrados de área de outdoor. Não obstante as dificuldades provocadas pela pandemia, a dreamMedia manteve a sua resiliência perante a conjuntura do mercado e não deixámos de concretizar investimentos importantes e essenciais para o setor, particularmente o lançamento da primeira rede nacional de outdoors digitais em Portugal, o momento mais marcante de toda a história do Grupo dreamMedia. Independentemente do setor estar a atravessar uma crise profunda, não hesitámos em executar este objetivo, há muito ambicionado. A aposta neste mercado surgiu como resposta à necessidade de investimento nos municípios, na modernização do setor, na incorporação de publicidade digital inexistente até ao momento e no progresso de uma área que se encontra subdesenvolvida e ultrapassada face a outras realidades europeias. Conquanto todos os desafios enfrentados durante este período, o Grupo dreamMedia foi um dos operadores do seu segmento com melhor performance em 2020, com um volume de negócios superiores a dez milhões de euros, consolidando a segunda posição no mercado global OOH (Out-of-Home), segundo dados da Informadb.
De que forma é que este reconhecimento vai impactar o dia a dia, e até mesmo o futuro, da dreamMedia?
A distinção da Superbrands é uma honra e um orgulho para a família dreamMedia, que encara este galardão como o reconhecimento de todo o empenho, dedicação, competência e trabalho dos últimos anos. A distinção fortalece ainda mais a nossa união e motivação para continuarmos o nosso caminho de expansão e progresso, que não se remete somente à esfera financeira, mas acima de tudo a um crescimento na forma de fazer e na cultura de trabalho.
Quais as perspetivas futuras para a empresa?
Acreditamos que em 2021 vamos superar as vendas de 2019, perspetivando-se um reforço do investimento no Mobiliário Urbano e no Digital, que permitirá uma oferta ainda mais atrativa para as agências de meios e grandes anunciantes. Após 17 anos de atividade no setor Out-of-Home, somos hoje o maior operador de outdoors estáticos, outdoors digitais e ativação/roadshow em Portugal, e cremos que a aplicação do conceito “Localização é Tudo®”, que defende um foco permanente nas melhores localizações, em formatos adaptados ao seu contexto envolvente, em tecnologia de alta definição e na segmentação de audiências através do estudo do meio outdoor, aliada ao design avançado e diferenciador dos nossos equipamentos, nos vai permitir alcançar a liderança do setor OOH em Portugal nos próximos anos. Estamos igualmente a planear e a preparar a entrada da dreamMedia em novos segmentos de negócio, com vista à expansão do Grupo. Foi com este intuito que, em plena Web Summit 2021, lançámos o novo negócio da dreamMedia: a dreamMedia Ventures®, primeira capital ventures de Media for Equity em Portugal, que visa impulsionar a competitividade e performance de startups em fase de crescimento, através da cedência de espaço publicitário de media Out-of-Home em troca de uma participação minoritária na estrutura acionista da empresa.