“ESTOU CONVENCIDO DE QUE O FUTURO SERÁ RISONHO”

Depois de dois anos conturbados, fruto da pandemia da Covid-19, que proliferou em Portugal e no mundo, José Bernardo Pereira, concessionário da Praia do Senhor da Pedra e proprietário do restaurante Sinfonia Amarela, fez, em entrevista ao AUDIÊNCIA, um balanço positivo desta época balnear, alertando que, este ano, “as pessoas já não tiveram medo. As praias apenas estiveram mais vazias nos dias menos soalheiros”.

 

José Bernardo Pereira é concessionário da Praia do Senhor da Pedra, há mais de cinquenta anos, e proprietário do restaurante Sinfonia Amarela, pelo que tem assistido às mudanças ocorridas, ao longo das últimas décadas. “Eu sou o concessionário mais antigo da Praia do Senhor da Pedra e das praias de Vila Nova de Gaia. Eu tenho 54 anos de praia, já recebi a Medalha de Honra da Câmara Municipal de Gaia e devo ser até o concessionário mais antigo do país, mas isso é difícil de confirmar”, enalteceu, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA.

Aquando do encerramento desta época balnear, o proprietário do Sinfonia Amarela salientou a importância dos apoios da autarquia gaiense dirigidos aos concessionários, que são tutelados pela empresa municipal Águas de Gaia. “Até aqui, nós estávamos sob a alçada do Ministério do Ambiente, agora estamos sob o domínio da Câmara de Gaia e eu acredito que a situação melhorou, substancialmente, para os concessionários, pois antes já era a Águas de Gaia que fazia tudo, incluindo as limpezas das praias e existe uma relação muito próxima e mais colaboração. Estou convencido de que o futuro será risonho”.

Depois de, durante o ano transato, as praias terem estado vazias, fruto da situação pandémica, que assolou o país e o mundo, porque, segundo o concessionário mais antigo da Praia do Senhor da Pedra, “as pessoas tinham medo”, esta época balnear “foi muito melhor, porque a adesão aumentou, principalmente no mês de julho, pois o tempo estava muito bom, ao contrário dos meses de agosto e setembro que, por terem dias menos soalheiros, foram mais fracos. Este ano, tivemos as colónias balneares das crianças e seniores das Juntas de Freguesia, excursões, quando na pandemia nada disto havia”.

Para José Bernardo Pereira, o facto de a Praia do Senhor da Pedra manter o galardão Bandeira Azul, “atrai muitas pessoas e aumenta a procura seja por esta, como pelas outras praias”. Neste contexto, empresário revelou, ainda, que, este ano, a tradição, com mais de 55 anos, do primeiro banho de mar do ano, que teve dois anos de interregno, devido à Covid-19, vai realizar-se em parceria com a Câmara Municipal de Gaia e a Águas de Gaia, pelo que “será algo maior do que é habitual. A última vez que cumprimos esta tradição tivemos mais de 15 mil pessoas e com a colaboração da autarquia, estamos convencidos que, este ano, vamos conseguir um número superior”.

O concessionário mais antigo da Praia do Senhor da Pedra também é proprietário do Sinfonia Amarela, um restaurante que inaugurou há dez anos, na Alameda, em Miramar, juntamente com a esposa Doralice Pereira, e é um local onde as iguarias da cozinha tradicional portuguesa se complementam com a paisagem única da costa nacional.

Este espaço, que já existe há mais de quarenta anos e que apenas mudou de nome, surgiu fruto de uma paixão não só pela praia, mas também pela restauração. “Primeiro foi só Restaurante Snack Bar Senhor da Pedra, mas há dez anos fiz uma sociedade com a minha esposa e mudamos o nome para Sinfonia Amarela”, explicou José Bernardo Pereira.

Segundo o proprietário, o restaurante Sinfonia Amarela assume-se como sendo um espaço versátil, que serve de apoio à praia, e como sendo um local perfeito para desfrutar de uma refeição leve como uma sanduiche, uma salada ou uma refeição económica, composta por pratos que são confecionados diariamente. “Aos domingos, a nossa cozinha apresenta outras especialidades como Bacalhau à Senhor da Pedra, Cabrito Assado, Arroz de Marisco, Bacalhau Assado, Lombo e Leitão assado à moda da Bairrada”, sublinhou José Bernardo Pereira.

Com uma decoração intimista, este estabelecimento dispõe de uma grande esplanada, que complementa o espaço e proporciona aos clientes uma vista privilegiada sobre a Capela do Senhor da Pedra, o mar e a praia, mesmo ali ao lado.