ANGRA DO HEROÍSMO DISTINGUIDA COM O 1.º PRÉMIO “VIVER EM IGUALDADE” 2020

A cidade de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, foi distinguida com o 1.º Prémio Nacional “Viver em Igualdade”. Promovido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), este prémio reconhece as boas práticas do município para a promoção de políticas que reforçam estes direitos.

 

A primeira edição desta iniciativa bienal aconteceu em 2012 e é promovida no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação, “Portugal + Igual”.

A candidatura do município de Angra do Heroísmo, e desde logo do seu Plano Municipal para a Igualdade, parte do ponto de que a igualdade é fundamental para que se cumpra a democracia e é a própria base de todo o crescimento sustentável, como se pode ler, logo no início do documento que sustenta: “a igualdade de género sendo um valor primordial e um direito fundamental é necessária para que se possam cumprir os objetivos de crescimento, emprego e coesão social, fatores essenciais para o suporte da nossa democracia”.

Na edição de 2014, este município terceirense já havia recebido uma Menção Honrosa da CIG e vê-se agora destacado em primeiro lugar entre os municípios portugueses que se pautam por terem atingido os objetivos nacionais estratégicos estabelecidos neste âmbito, nomeadamente de boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização quer nas atividades por si desenvolvidas.

Na candidatura de Angra do Heroísmo destacam-se medidas, iniciativas e parcerias efetuadas em todos os domínios destacados pela CIG desde o Combate à Violência Doméstica, o Combate à Exclusão Social, a promoção da Igualdade de Género e o apoio aos mais frágeis, desde crianças em risco até aos idosos do concelho.

O Prémio consiste na atribuição de um Certificado de Mérito que atesta que os municípios que o recebem são reconhecidos nacionalmente como um dos melhores locais para se viver em igualdade.