Nos dias que correm, é cada vez menos importante a cor que um político representa e a posição do seu partido, e muito mais relevante a pessoa que este é. Aquilo que ele acredita como sendo os valores da sociedade, o seu caráter e crenças do que é correto e do que é justo. São estas características que fazem um político e não a sua fação partidária. São as características que possui enquanto pessoa e não as suas afiliações, são os traços que fazem parte dele enquanto ser humano.
No caso do presidente Eduardo Vítor Rodrigues o que acabo de explicar é a ilustração perfeita de um político que é muito mais do que isso. É uma pessoa realmente preocupada com a sua autarquia e quem dela faz parte, procurando fazer do concelho um melhor lugar para viver e trabalhar. Exemplo disso são as obras que tem vindo a promover no Hospital de Gaia, o desenvolvimento de novos acessos dentro de Gaia e para o Porto, como a expansão da linha do metro e, em particular, a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro. Uma obra impressionante que implica não só uma disponibilidade financeira que apenas é possível graças ao trabalho que o Presidente desenvolveu ao nível da negociação da dívida da autarquia, mas igualmente pela capacidade de se aliar ao seu congênere do Porto, juntando forças para que todos beneficiem do resultado final.
A capacidade de trabalhar com o Presidente da CM Porto é uma clara quebra do que acontecia no passado em que parecia que o rio Douro criava uma muralha que separava o conselho de inimigos. Hoje, são irmãos, com objetivos em comum e que alavancam o concelho de Vila Nova de Gaia a nível turístico e económico como nenhum outro. Assim, esta abertura de portas e criação de relações mostram como o trabalho conjunto e em comum para a Área Metropolitana do Porto é a chave para o sucesso. Talvez, por isso, tenha sido ele a escolha para liderar este grupo de trabalho do Norte, onde o todo vale mais do que as partes.
Por todas as razões que enumerei, e tantas outras que não consigo indicar num texto tão breve, considero que o trabalho que o Presidente Eduardo Vítor Rodrigues tem vindo a desenvolver tem sido uma mais valia para o concelho e para quem nele vive e trabalha, mostrando assim a força que o maior conselho a norte de Portugal tem.
José Ferreira Pinto, Empresário, Administrador da Procalçado, S. A.