«A visita do Conde de Avintes» e «Santo de ao pé da porta» intitulam as peças que subiram ao palco do Auditório Municipal de Gaia, no âmbito do Festeatro – VIII Festival de Teatro Amador de Vila Nova de Gaia.
Produzida pela Associação Cultural e Recreativa «Abientes, de autoria de José Vaz e com encenação de António Soares, «A visita do Conde de Avintes» é um espetáculo que se situa, historicamente, nos últimos cinquenta anos do século XVIII e é tecido com memórias e com tradição teatral que começou em Avintes com o Teatro Minerva de Curiosos, em 1874.
Esta peça que subiu ao palco no dia 2 de novembro representou num cortejo da chegada do 5º Conde de Avintes e o 2º Marquês do Lavradio ao seu palácio (paço), local onde se formara o tribunal do couto do condado de Avintes, onde serão julgadas as queixas apresentadas por alguns avintenses, com base nalguns factos da história de Avintes ficcionados reflectindo a vivência da comunidade.
No domingo, dia 3 de novembro, Grupo Cénico da Paróquia de Oliveira do Douro levou à cena «Santo de ao pé da porta», com encenação de Fernando Mendes. A história passa-se numa pacata vila do interior de Portugal, onde Rosinda, uma rapariga romântica e sonhadora, borda um manto com pedras preciosas como oferenda ao seu santo de devoção – o São Martinho, na esperança de encontrar o verdadeiro amor. O que Rosinda nunca imaginou foi que o manto de São Martinho fosse tão cobiçado, transformando-se a sua vida num enredo intrigante, misterioso e até policial.
Esta peça é a segunda comédia escrita pelos irmãos Campos Monteiro, publicada já após a morte de um deles.