Visitarte é o festival de artes em casas rurais que incentiva as pessoas a conhecerem melhor uma localidade da ilha do Pico, através de programação artística. A segunda edição arrancou na sexta-feira, convidando visitas à freguesia de São Mateus para workshops e conversas sobre o design gráfico. O fim de semana foi dedicado aos dias mundiais do sorriso e da dança.
Sábado, 28 de abril, o mundo celebra o Dia do Sorriso e a MiratecArts comemorou com o terceiro aniversário dos Sorrisos de Pedra, de Helena Amaral. O projeto de esculturas das bombas de lava da ilha montanha inaugurou uma série de 9 peças no Parque Padre Joaquim Vieira da Rosa com uma atuação especial de cantos tradicionais pelo Grupo Etnográfico Ilha Morena.
Domingo, 29 de abril, celebrou-se o Dia Mundial da Dança na Aldeia dos Caldeirões, um empreendimento de várias casas re-construídas e adaptadas para o visitante contemporâneo. E, no contemporâneo, foi como começou a apresentação artística com a bailarina coreografa Sofia Sousa e Terry Costa apresentando uma peça de dança contemporânea dedicada à terra e à água indispensáveis à vida. O evento encerrou com o Grupo de Chamarritas da Casa da Música da Candelária que convidou o público a juntar-se para o bailo mais típico da ilha. Ainda no domingo, no Retiro dos Cabritos, o Trio Canarinho animou a malta com música tradicional de instrumentos de corda.
O festival Visitarte continua com visitas à The Wooden House e à Adega JB, na segunda-feira, comemorando o Dia Mundial do Jazz e termina na terça, Dia do Trabalhador, com atividades para os mais pequenotes, no Artesanato Picoartes.