A 8ª edição da Petrus Run decorreu no passado dia 30 de abril e foi organizada pela Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo, com o apoio do Clube Spiridon de Gaia e do Clube de Atletismo Os Gaienses. Patrocinada pelo Intermarché dos Carvalhos, esta prova contou com a participação de 1170 atletas, oriundos de várias partes do país e contemplou, tal como já é habitual, uma corrida de dez quilómetros pelas ruas da Freguesia de Pedroso e uma caminhada solidária de cinco quilómetros que, este ano, foi em prol da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Andreia Santos, do SC Feirense, e Bernardo Rocha, do SC Salgueiros, foram os grandes vencedores da classificação geral, desta competição.
O Estádio Jorge Sampaio voltou a acolher, no passado dia 30 de abril, a 8ª edição da Petrus Run. Superando todas as expectativas, esta prova, que foi organizada pela União Freguesias de Pedroso e Seixezelo, com o apoio do Clube Spiridon de Gaia e do Clube de Atletismo Os Gaienses, patrocinada pelo Intermarché dos Carvalhos e amadrinhada pela atleta olímpica Aurora Cunha, contou com a participação de 1170 desportistas, oriundos de vários clubes nacionais.
Relativamente à classificação geral feminina, a atleta Andreia Santos, do CD Feirense, foi a primeira mulher a cortar a meta, conquistando o primeiro lugar do pódio à geral, enquanto Joana Nunes, do RD Águeda, terminou a corrida em segundo lugar. Assim, Sara Carvalho, do RD Águeda, cruzou a meta no terceiro posto, ao passo que Mónica Fernandes, do Clube Atletismo de Ovar, que terminou a corrida na quarta posição, alcançou o lugar mais elevado do pódio na categoria Veterana F40.
No que concernem os resultados gerais masculinos, Bernardo Rocha, do SC Salgueiros, foi o primeiro homem a cortar a meta, conquistando o primeiro lugar do pódio à geral, seguido de Ricardo Pereira, do ACD Jardim da Serra, que assegurou o lugar intermédio do pódio, enquanto João Almeida, do RD Águeda, terminou na terceira posição, à geral. Por outro lado, Bruno Silva, do Prime Running Club, ficou no quarto posto, tendo conquistado o primeiro lugar do pódio na categoria Veterano M40.
A Petrus Run é um evento desportivo de sucesso, que tem a particularidade de terminar na pista de atletismo do Estádio Jorge Sampaio. Para Filipe Silva Lopes, presidente da União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo, “o balanço é extremamente positivo, pois mesmo não sendo a edição com o maior número de inscritos, acredito que foi a edição com o maior número de participantes. Muita gente cortou a meta e, efetivamente, foi uma prova que correu bastante bem, também fruto das parcerias que vamos fazendo com os dois clubes da freguesia, o Spiridon de Gaia e o Clube de Atletismo Os Gaienses, que trazem o seu know-how para a organização, quer com as empresas que, no fundo, também patrocinam a prova, o que faz com que seja um evento perfeitamente sustentável”.
Por conseguinte, foi com o objetivo de incentivar a prática contínua de exercício físico, que a União de Freguesias dinamizou mais uma edição deste grande evento, promovendo uma prova de dez quilómetros e uma caminhada solidária de cinco quilómetros, a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. “Um euro do valor da inscrição, reverteu a favor desta instituição”, explicou o edil, em exclusivo ao AUDIÊNCIA.
Atestando que esta é a prova, em Vila Nova de Gaia, com mais participantes, Filipe Silva Lopes, enalteceu que “esta é uma competição que eu penso que já atingiu um nível de qualidade da organização bastante elevado, pelo que, agora, é mantê-lo, para que continue a ser um sucesso”.
Radiante e a pensar no futuro, o autarca da União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo garantiu, ainda, que “temos a máquina a trabalhar a toda a velocidade, quer da parte do executivo da Junta, quer das coletividades, o que faz com que estejamos sempre em movimento”, ressaltando a realização do Festival da Cereja, de 25 a 28 de maio, no Parque das Corgas, em Seixezelo, da Festa do Caneco, de 6 a 11 de junho, no Complexo Desportivo de Pedroso, e a Homenagem aos Combatentes, que decorrerá no dia 10 de junho.