De 18 a 22 de setembro a Ribeira Grande associou-se às comemorações da Semana Europeia da Mobilidade (na qual se integra também o Dia Europeu Sem Carros), uma iniciativa que promove os transportes sustentáveis e consciencializa os cidadãos para a sua importância para o ambiente.

 

 

O município da Ribeira Grande aderiu à iniciativa promovida pela Comissão Europeia fazendo uma feira de exposição de transportes sustentáveis, tais como veículos híbridos ou elétricos e bicicletas.

De acordo com Alexandre Gaudêncio, a importância deste evento promovido no Largo Hintze Ribeira passa por consciencializar as pessoas de que “este tipo de veículo será o futuro”.

É por acreditar no referido que a Câmara Municipal da Ribeira Grande tem o Plano Municipal da Mobilidade Sustentável: um documento concluído em 2019 e que prevê algumas iniciativas sustentáveis para o meio-ambiente, entre elas, destaca o Presidente do município ribeiragrandense, “a rede de ciclovias que já está em andamento”.

Adjudicada em 400 mil euros, esta obra prevê uma rede de ciclovia de 15 quilómetros pelo centro da Ribeira Grande. “Tivemos a intenção de que esta rede passasse entre os vários edifícios públicos”, explica Gaudêncio, “para que a pessoa se possa deslocar – e atendendo que a cidade é praticamente plana – entre a sua moradia, o seu trabalho e os serviços públicos”.

“Prevemos que a cidade da Ribeira Grande adira cada vez mais a diversas formas de mobilidade, nomeadamente a mobilidade sustentável e a mobilidade com redução da pegada de carbono, para que cada vez mais utilizem esse tipo de transporte”, referiu o autarca ao AUDIÊNCIA.

Numa época em que cada vez mais se fala numa via de pedestres na Estrada Regional que liga Rabo de Peixe e Ribeira Seca, Alexandre Gaudêncio crê que esta ideia “faz cada vez mais sentido, atendendo ao número de investimentos privados previstos”. Sendo esta uma zona que não faz parte da competência da Câmara Municipal, o autarca refere que “há a intenção da parte do Governo Regional em fazer-se uma ciclovia entre Rabo de Peixe e a Ribeira Seca”, pelo que “apelamos a que este compromisso se concretize o mais rapidamente possível, a tempo da abertura destes novos investimentos”.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com