A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas vai enviar, até ao final do ano, 19 mil árvores, de diferentes espécies florestais, para a Região Autónoma da Madeira, com o objetivo contribuir para a rearborização das áreas que foram devastadas pelos fogos, que ocorreram em 2016.
Anabela Isidoro, Diretora Regional dos Recursos Florestais, salientou que vão enviar, para a Madeira, espécies como carvalhos, nogueiras e liquidâmbares e que a entrega vai ser feita em novembro, por via marítima, por ser “a época correta para fazer plantações”.
“É um gesto solidário, de cooperação. Queremos ajudar o nosso arquipélago vizinho a regenerar as áreas florestais que foram devastadas por incêndios”, afirmou a Diretora Regional dos Recursos Florestais.
O Governo dos Açores iniciou, em 2014, a gestão ativa das áreas florestais que tem sob a sua responsabilidade, através da seleção de áreas para corte e da definição de um conjunto de operações e normativos a atender na sua exploração.
Uma das maiores manchas florestais do arquipélago, que está sob gestão do Governo Regional, encontra-se no concelho do Nordeste.
Esta tem sido considerada um “macro” laboratório no que respeita a gestão florestal sustentável, uma vez que foi a primeira área pública do país a obter a certificação da sua gestão pelo sistema do Forest Stewardship Council (FSC).