HORTA: CÂMARA RECONHECE EMIGRANTES FAIALENSES

O presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, destacou o papel da comunidade emigrante na diáspora, no convívio que reuniu cerca de uma centena de emigrantes no emblemático Jardim da Casa Manuel de Arriaga.

“Este é um momento de reencontros e convívio e é uma oportunidade para lembrarmos aqueles que tiveram que emigrar em busca de uma vida melhor”, afirmou o autarca, lembrando que “é importante reconhecermos o trabalho desenvolvido nos territórios para onde emigraram e o papel que assumiram, e assumem cada vez mais, no seio dessas comunidades, quer ao nível empresarial, quer ao nível de cargos públicos e também ao nível das coletividades”.

“O vosso percurso e trabalho são um orgulho para nós. Enriquecem e dignificam a ilha do Faial, os Açores e o nosso país”, enalteceu, realçando também a importância destes momentos para dar a conhecer o que está a ser feito no concelho.

“Estamos a apostar muito no social, na educação e na habitação, áreas prioritárias da governação municipal, mas também, e com grande atenção, na economia e melhoria da qualidade de vida”, declarou, deixando um desafio aos emigrantes presentes para investirem no Faial.

Carlos Ferreira transmitiu ainda uma palavra de reconhecimento ao trabalho das instituições da diáspora, enaltecendo e afirmando que é necessário valorizar “todo o trabalho de incentivo para a ida à diáspora de coletividades da nossa ilha e de toda a Região, e todo o trabalho de agregação das pessoas, manutenção das nossas tradições e esforço diário para transmitir essas tradições aos filhos e aos netos”, frisou.