Localizado no município de Lagoa, em São Miguel, o Hospital Internacional dos Açores passou a designar-se Hospital CUF Açores, depois de ter sido adquirido, no passado mês de março, pelo grupo hospitalar da família Mello, que soma 78 anos no setor da saúde.
Vocacionado para servir a população da região, o Hospital CUF Açores disponibiliza, desde o passado dia 26 de setembro, a primeira Unidade de Hospitalização Domiciliária do arquipélago, que, segundo o grupo hospitalar privado, possibilita “o internamento no conforto da casa do doente, com prestação de cuidados de saúde com rigor e segurança clínica, idênticos aos do internamento convencional”.
De acordo com a médica coordenadora da Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital CUF Açores, Filipa Carreiro, “os avanços na medicina têm levado a um aumento da sobrevida da população, que é, por isso, cada vez mais envelhecida, com maior número de patologias crónicas, necessitando de mais cuidados médicos e de hospitalizações. Da necessidade de reformular a prestação de cuidados a estes doentes, surge a Hospitalização Domiciliária. O Hospital CUF Açores expande-se agora para o conforto do domicílio, assegurando a mesma qualidade na prestação de cuidados ao doente internado”.
Neste seguimento, o diretor clínico dos Serviços Domiciliários CUF, Pedro Correia Azevedo, assegurou que “a Hospitalização Domiciliária permite a diminuição das complicações do internamento, o tempo de imobilização e de internamento, melhorar a qualidade do sono e aumentar da autonomia do doente e da família face à gestão da situação clínica, potenciando, assim, a humanização da medicina e dos cuidados de saúde”.
A equipa da Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital CUF Açores, composta por médicos e enfermeiros, acompanha as necessidades do internamento 24 horas por dia, sete dias por semana, para além de assegurar visitas diárias.