IL CONGRATULA MEDALHA DE BRONZE DO QUEIJO “O MORRO”

O deputado da Iniciativa Liberal (IL) no Parlamento dos Açores, Nuno Barata, congratulou, a Queijaria faialense “O Morro” pela conquista, recentemente alcançada, de uma Medalha de Bronze no World Cheese Awards, com o seu queijo de pasta mole.

Nuno Barata apresentou, no Parlamento regional, um Voto de Congratulação “pela conquista da Medalha de Bronze alcançada pelo Queijo “O Morro” no World Cheese Awards 2024, felicitando a capacidade, a tenacidade e a resiliência empreendedora dos proprietários da Queijaria d’O Morro, na freguesia de Castelo Branco, ilha do Faial”.

Os liberais lembraram a história da Queijaria “O Morro”, que nasceu em 2008, fruto de um projeto familiar corporizado pelos irmãos Rui e Nuno Caldeira, que inicialmente se lançaram na venda de produtos hortícolas, tendo começado a laboração do queijo a partir de 2012.

“Produzem queijo curado, picante e queijo fresco. Mas é o célebre queijo de pasta mole que tem vindo a destacar-se no âmbito internacional. Tanto assim é que, mesmo sem recorrer aos alegados benefícios da “Marca Açores”, a conceituada revista “Whine Spectator” classificou o exemplar d’O Morro na categoria de elite. Tal distinção correspondeu à abertura das portas da internacionalização do produto, em 2015. A gestão da Queijaria d’O Morro reflete a filosofia empreendedora dos seus proprietários, protagonistas de um investimento contínuo, exclusivamente assente em capital próprio e focada na valorização dos produtos agrícolas com origem local”, afirmou o deputado.

Já em 2022, o Queijo d’O Morro tinha alcançado a final dos Prémios AHRESP (Associação da Hotelaria e Restauração de Portugal) na categoria de Produto do Ano, tendo levado agora, por sua conta e risco, sem qualquer apoio público para a sua deslocação, o seu famoso pasta mole, pela primeira vez, ao World Cheese Awards. Na sua primeira presença num evento mundial, em 2024 realizado em Viseu, no Continente Português, o Queijo “O Morro” conquistou a medalha de bronze, numa competição mundial que reuniu cerca de 4800 queijos que foram testados, avaliados e pontuados por 250 juízes internacionais”.

O Voto de Congratulação apresentado por Nuno Barata foi aprovado por maioria, apenas com o voto contra do PAN.

Rádio Audiência
Rádio Audiência
LIVE