A antigas instalações da Rechousa – Canelas, da empresa Soares da Costa, que foi uma das maiores construtoras portuguesas, encontram-se totalmente abandonadas, pese embora se veja uma placa de que está à venda pelo Banco Santander.
Este abandono tem levado a que grupos de indivíduos nelas entrem e dela retirem, aos poucos, tudo o que possa constituir fonte de dinheiro, na maior parte dos casos, para sustentar vícios.Já ali ocorreu um incêndio, que sendo dominado pelos Sapadores de Gaia e Voluntários de Valadares, levou a que uma das barras da entrada se partisse, permitindo livre acesso às instalações.
A GNR de Canelas ali vai aparecendo, de vez em quando, mas não na medida do necessário.Sendo uma propriedade a valer algumas dezenas ou até mesmo centenas de milhões de euros, não seria possível “obrigar” o Banco Santander a manter vigilância e mesmo iluminação com anteriormente? É que,como está, os moradores contíguos da ruas da Rechousa e Delfim de Lima, temem pela segurança das suas casas e bens.