Tiago Araújo e Higino Araújo (ambos a alinhar com “5” de “handicap”), dois irmãos que ultimamente se têm afirmado entre os mais credenciados praticantes do Axis Golfe de Ponte de Lima, foram quem mais “brilhou” na 28ª edição da Taça Fundação, torneio habitualmente promovido pelo clube limiano, que serviu para assinalar os 27 anos da fundação oficial do percurso inaugurado a 15 de Setembro de 1995.
Como habitualmente, no intuito de despertar maior interesse competitivo para os participantes, a Taça Fundação disputou-se por três categorias distintas de jogadores, com base no factor “handicap” (bonificação), no intuito de proporcionar um interesse maior na conquista dos troféus em disputa, para além de uma categoria única – o “gross” – que apresenta o “score” real de cada concorrente e que nada tem a ver com qualquer bonificação. Portanto, a disputa da modalidade “gross” é e será sempre a fórmula mais genuína de reconhecer os detentores dos melhores resultados e aí os irmãos Araújo diferenciaram-se dos restantes, embora os vencedores dos três categorias bonificadas tenham tido também os seus méritos. Vencedores que tinham sido do último Torneio de Natal levado a cabo pela instituição, Tiago Araújo e Higino Araújo voltaram a evidenciar os seus dotes na prova mais mediática do clube, o primeiro como campeão incontestável, com 32 pontos e o segundo, com menos dois, a afirmar-se como “vice-campeão” do torneio, a escassos dois pontos do vencedor e com um ponto mais que o trio constituído por Palmira Pereira, Carlos Fernandes e Joaquim Manuel Pinto, todos os 29 pontos.
Quanto às categoria bonificadas, todas elas decididas por escassas diferenças, Carlos Fernandes triunfou em 1ªs categorias (“hdcp” 0-12), com 38 pontos, seguido de Tiago Araújo e Heitor Gonçalves, ambos com 37. Em 2.ªas categorias, a vitória pertenceu a um homem da “casa”, Manuel Francisco de Miguel, administrador do Axis Ponte de Lima Golf Resort Hotel, que somou 38 pontos. A jogar com “13” de “hadcp.”, o amigo “Manolo” impôs-se tangencialmente a Jaime Cunha e Miguel Gonçalves (37). Quanto à 3ª Cat. (“hdcp” acima de 20), que constituiu o grupo bonificado mais numeroso (41 inscritos), Tomé Bahía Sousa foi o primeiro, com 47 pontos, mais três que os que se lhe seguiram, Manuel Corredoira e Pedro Pereira da Silva, ambos com 44.
Palmira Pereira
em foco no feminino
Relativamente ao elemento feminino, Palmira Pereira destacou-se entre cerca de uma dezena de senhoras, obtendo um resultado excelente, fazendo jus ao terceiro patamar do pódio, entre os melhores terceiros, enquanto Alice Freitas protagonizou o “drive” feminino mais longo, já que entre os homens pela primeira vez em 27 anos, o troféu pertenceu a dois concorrentes – António Athayde e o próprio Tiago Araújo – uma realidade que não deixou indiferente a sempre presente directora La Salete Moura Correia, a enaltecer o empenho de todos para que esta comemoração corresse pelo melhor.
No fim de contas, depois de tanto esforço emocional, a exigir de toda a organização concentração absoluta, foi mais que merecido o almoço de confraternização dos participantes, a anteceder a habitual entrega de prémios, tendo sido sorteados presentes diversos, oferta das marcas comerciais que habitualmente patrocinam os torneios regulares nesta bela infra-estrutura de turismo e lazer do Alto Minho, que é o Axis Ponte de Lima Golf Resort Hotel e a sua notável visibilidade sobre o vale do rio Lima. – Fim