O presidente da IROA S.A., Ricardo Silva, lançou um desafio aos cerca de 50 agricultores de S. Miguel, que ainda não ligaram as suas explorações à rede elétrica, para que o façam, atendendo aos benefícios que daí resultam ao nível dos rendimentos, destacando que existem apoios de 50% para este efeito, através da portaria do PROAMAF.
“Trata-se, de facto, de uma situação incompreensível. Julgo que seria importante o Presidente da Associação Agrícola de São Miguel fazer mais para convencer os agricultores a terem eletricidade nas suas explorações”, afirmou Ricardo Silva.
Os investimentos para o próximo ano ao nível da eletrificação de explorações, de caminhos agrícolas e da rede de abastecimento de água são essenciais para continuar a melhorar as condições de trabalho dos agricultores, encurtar distâncias e reduzir custos associados ao setor.
A proposta de Plano e Orçamento dos Açores para 2018 prevê um reforço do investimento destinado às infraestruturas agrícolas, com um crescimento de 135% na dotação orçamental em termos de Orçamento regional, com intervenções em todas as ilhas.
Em matéria de abastecimento de água às explorações agrícolas na ilha do Pico, está em curso a intervenção na Lagoa do Paúl, um investimento de 173 mil euros, que consiste na limpeza e impermeabilização da lagoa, bem como na construção de um posto de abastecimento de água aos agricultores, que vai beneficiar uma área de 300 hectares e 40 explorações agrícolas. Prevê-se que, quando terminar a obra, fique com uma capacidade para armazenar entre 5 a 6 mil metros cúbicos de água.
No próximo ano, o Governo Regional tem prevista a construção de dois reservatórios na freguesia da Prainha, no concelho de São Roque do Pico, num valor global de quase 71 mil euros.