O Cais de Gaia foi palco, durante seis dias, de um cenário tipicamente italiano onde não faltaram as famosas pizzas, massas, risotos, música e cinema. A quinta edição do Festival Italiano levou milhares de pessoas até ao Cais de Gaia e promete continuar, todos os anos, a trazer o melhor da cultura transalpina.
A cultura e os encantos de Itália estiveram de regresso à beira-rio de Vila Nova de Gaia, na quinta edição do Festival Italiano, que decorreu entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro. Envolto num cenário transalpino, o evento contou com animação contínua e várias atividades, entre experiências culturais, gastronómicas, musicais, cinematográficas, teatrais e de dança.
A famosa pizza foi, sem dúvida, a estrela do evento, tendo sido servidas milhares de iguarias por dia pela Seleção Portuguesa de Pizzaiolos, representada pela Associazione Sapori Italiani, La Famiglia Pizza Pasta & Simpatia e Trattoria Casa di Mamma. Já as pastas e os risotos ficaram a cargo do chef Sergio Crivelli e as sobremesas confecionadas pela I Nostri Sapori.
Entre os novos artistas convidados, além dos Mareantes do Rio Douro que abriram o certame, destaca-se a presença do cantor Valerio Ananse, vindo diretamente de Roma, da banda Nomadikanti especialista nos sons tradicionais do Sul de Itália, Gemma Almagro & Donatello Brida, que trouxeram a Portugal um melodrama poético intitulado de “Amor Butano” e o Duo Izen Hanpad.
O festival contou também com shows de pizza acrobática, sessões de cinema de filmes icónicos como Fellini 8 1/2 e o Pinocchio, atuações de DJ italianos, workshops e showcookings gratuitos, videobooths e exposições fotográficas que representam “Il fascino dell’Italia”. Os mais pequenos também não foram esquecidos e, como é já habitual, puderam confecionar as suas próprias pizzas num workshop exclusivo.
Michele Mezzero, presidente da Associazione Sapori Italiani (ASI), acredita que este evento “é um reconhecimento da arte e paixão dos pizzaiolos, bem como um incentivo à formação constante e certificação das pizzarias”. “Uma ação iniciada pela Associazione Pizzaiuoli Napoletani in Portogallo, com continuidade dada pela ASI, que certifica não só pizzas, mas também pasta e gelato”, refere.
Também o vereador Valentim Miranda, em representação do município de Vila Nova de Gaia, fez questão de marcar presença no evento e agradecer a toda à equipa que concretizou mais uma edição. “A nossa equipa de trabalho, com todos os colaboradores, fazem deste evento uma alegria constante e o nosso Centro Histórico agradece. Espero que no próximo ano, a meia dúzia de edições do Festival venha com mais força e mais qualidade”, acrescentou o vereador.
O Festival Italiano é uma organização conjunta entre a Associazione Sapori Italiani e a Câmara Municipal de Gaia, assumindo-se como a grande celebração da milenar cultura transalpina no nosso país.