JOANA CAMPOS BATE RECORDE MUNDIAL DE PISTA COBERTA EM 1 500 M MARCHA

Os Campeonatos Nacionais de Atletismo Pista Coberta de 2019 da ANDDI-Portugal realizaram-se no Pavilhão de Exposições de Braga. Foram vários os atletas participaram neste campeonato,mas Joana Campos esteve em evidência por bater o recorde mundial de pista coberta em 1500m marcha.

Natural de Vila Nova de Gaia, Joana Campos, atleta do Atlético Clube da Póvoa de Varzim e tendo Roberto Carvalho como treinador, bateu o recorde mundial da INAS, que durava praticamente há 13 anos, ao obter 8.12,65 nos 1.500 metros marcha, na categora Seniores «A». Para além deste fenómeno, sendo ainda sub-20 na 1ª éppoca, a atleta bateu igualmente o recorde nacional desta categoria. Com estes resultados, Joana Campos foi seleccionada pela Federação Portuguesa de Atletismo para representar Portugal nos próximos campeonatos europeus, na Turquia/Istambul, em março de 2019.

No setor masculino e na mesma categoria, venceu Afonso Roll, da Escola do Movimento, com 7.23,39. Outros vencedores na mesma distância mas em diferentes categorias foram, João Oliveira (APPACDM – Santarém), com 10.16,24 (Desenvolvimento), e Helena Soares (AICIA – Arouca), com 12.58,03, e André Silva (APPACDM – Santarém), com 10.55,98 (Síndrome Down).

As provas foram mistas e, no que diz respeito às categorias de Desenvolvimento e Síndrome Down, estas tiveram alteração nas distâncias disputadas, pelo que as marcas dos vencedores deverão ficar estabelecidas como recordes nacionais.