O autarca e deputado gaiense João Paulo Correia visitou o presidente da Junta de Freguesia da Maia, no passado dia 1 de maio, data em que se celebrou o dia desta localidade, que pertence ao concelho da Ribeira Grande. Em causa está um encontro que, segundo Jaime Rita, “veio, naturalmente, enriquecer muito mais os pergaminhos da nossa Freguesia e, também, ficará para a história”.

 

 

Jaime Rita, presidente da Junta de Freguesia da Maia, recebeu, no passado dia 1 de maio, a visita de cortesia do presidente da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso e deputado João Paulo Correia, que coincidiu com as celebrações do Dia da Freguesia da Maia, que se localiza na Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel.

“A vinda, aqui, hoje, do senhor deputado e também presidente de Junta veio, naturalmente, enriquecer muito mais os pergaminhos da nossa Freguesia e, também, ficará para a história. Por isso, a vinda de um ilustre deputado, que, para além de ser um deputado com responsabilidades no parlamento, também é autarca de Freguesia e é de Gaia, que é um concelho próximo da cidade da Maia, no continente, veio enriquecer muito e devo dizer que nos honrou muito a presença dele aqui”, sublinhou o presidente da Junta de Freguesia da Maia em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA.

O encontro, que se realizou no âmbito de uma cordialidade, resultou “numa troca de ideias, vivências e dificuldades enquanto autarcas, que nos permitiu chegar a algumas conclusões bastante úteis e vamos procurar, também, divulgar aquilo que nós falamos aqui, junto dos nossos colegas autarcas de freguesia”. No final, João Paulo Correia recebeu, por parte de Jaime Rita, vários livros sobre a história da Freguesia da Maia.

Relativamente às comemorações do Dia da Freguesia da Maia, o presidente de Junta, ressaltou que “as contrariedades dos tempos atuais não foram impeditivas da Freguesia da Maia arrancar com a celebração do Dia da Freguesia, que tem como pretensão homenagear a fundadora da nossa Freguesia – Inês da Maia – mas em moldes diferentes dos idealizados há dois anos atrás”.

“Nós optamos por fazer a comemoração do Dia da Freguesia da Maia por videoconferência, de maneira que tivemos imensos participantes, que prestaram depoimentos sobre a Freguesia, sobre o antigamente, sobre como é agora e, também, sobre as perspetivas para o futuro. Nós tivemos participações de várias partes do mundo, nomeadamente do Brasil, Canadá, Estados Unidos, até das Bermudas e do continente português. Foi um momento muito especial, porque foi instituído o Dia da Freguesia e, também, estabelecemos, aqui, uma parceria com a Freguesia da Cidade da Maia, para haver a geminação. Geminação essa que trará bons resultados quer à Freguesia da Maia do continente, quer para a nossa Freguesia e permitirá a troca de experiências, troca de saberes e, possivelmente, trocas comerciais e culturais, de maneira que isto é um marco que fica para as gerações vindouras”, explicou o autarca, enaltecendo que o protocolo de geminação com a Freguesia da Cidade da Maia foi apenas lido, devido ao contexto pandémico, e que é pretensão da Junta de Freguesia da Maia, que ele seja assinado no próximo dia 10 de junho, na presença de uma comitiva quer da Câmara da Maia, quer da Freguesia da Maia, se estiverem reunidas as condições de segurança e saúde pública necessárias.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com