Joel Lira apresentou, no passado mês de setembro, na Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada, a sua oitava obra, intitulada “Açores: Meus Segredos, Meus Amores”, em parceria com a editora MODOCROMIA. A exposição da obra esteve a cargo da escritora Ana Isabel Arruda Ferreira.
Joel Lira é natural de Amora, no Seixal, em Setúbal, e intitula-se como sendo um autodidata, um escritor, um encenador, um poeta, um músico e um ator. O poeta é, de acordo com a editora MODOCROMIA, “um cidadão do mundo” e “um autor com veia sentimental”, que é reconhecido não só em Lisboa e nos Açores, como em várias partes do mundo.
O livro “Açores: Meus Segredos, Meus Amores” nasceu de uma visita que o autor realizou à ilha de São Miguel e contempla as experiências do poeta que se apaixonou pela beleza do arquipélago açoriano.
“Eu amo os Açores. E tenho pena de não ter vindo cá há mais tempo, para cumprir a missão de outros poetas que por aqui passaram. A nossa língua portuguesa é tão rica na espiritualidade, na simpatia, no amor e no desamor também, e cada poeta, cada escritor tem o dever de, onde quer que esteja, dizer que é português e que aqui é Portugal. E os Açores, os meus amores, que por acaso rima com flores e com alguns dos amores, também é Portugal”, afirmou Joel Lira.
A obra é constituída por onze sonetos e uma quintilha que são dedicados à ilha de São Miguel e por cinco sonetos que foram dedicados a cada uma das restantes ilhas.
O poeta traça, no livro, de Santa Maria ao Corvo, o perfil de cada ilha, através de factos históricos e de práticas comunitárias, sem nunca se desviar do deslumbramento que as paisagens naturais, as pessoas e o património lhe suscitam.
O autor disse que a obra é revelante porque fala sobre os Açores e que são poucos os poetas que escrevem sobre este arquipélago. “O meu livro é importantíssimo para as Câmaras Municipais e para o arquipélago, porque conta coisas que, a história também conta, mas que as pessoas não sabem”, revelou Joel Lira.
O poeta tem, para além do livro “Açores: Meus Segredos, Meus Amores”, mais sete obras da sua autoria, denominadas, “O Despertar para a Vida”, “O Despertar para a Vida Nº2”, “Sombras do Meu Sentir”, “O Fogo das Palavras”, “Poesia ao Vento”, “Inquietações” e “Um Mundo Sem Fim”.