JOSÉ MARIA RAMADA LANÇA DUPLO LIVRO

O autor e editor José Maria Ramada lançou mais um livro, o seu 6º, um duplo livro que foi apresentado, no passado mês de novembro em Fafe e Felgueiras.

“Cravos de Poeta” um mini romance passado entre a beleza dos Alpes suíços e Medelo, conta-nos uma vivencia sofrida e ao mesmo tempo apaixonada de alguém que tendo sofrido, tudo perdoa para voltar a ser feliz. “Nostalgia – Sinto a tua ausência” é um livro de poesia que nos leva a divagar entre o viver, amar sofrer e quantas vezes chorar, quantos dos leitores não se reveem nesta poesia simples?

José Maria Ramada nasceu a 2 de setembro de 1958 em Medelo – Fafe, sendo o mais velho de quatro filhos duma família simples.    Ao longo da sua vida sempre se dedicou a causas, é um altruísta, ser humano grandioso e conhecido na sua terra como Zé Maria Escuteiro.

Além da sua vida profissional, sempre se dedicou de alma e coração a outras atividades, ambientais, sociais, eventos ligados à solidariedade, nomeadamente junto das pessoas mais desfavorecidas e culturais através de tertúlias de poesia. A escrita nasce muito mais tarde, embora tenha sido um sonho de infância em que escrevia e guardava. Hoje, além de escrever também é um editor para quem procura ajuda em concretizar sonhos de editar pela primeira vez.

Colabora assiduamente com a imprensa local, regional e da diáspora com artigos de opinião e colaborador com carteira profissional no Jornal Audiência do Grande Porto. Participa igualmente em diversos eventos de poesia e conto um pouco por todo o mundo tendo ao longo dos anos sido agraciado mais de 150 diplomas e certificados.

Não apoia a política, porque não acredita nos políticos, mas acredita, isso sim, nas ações ligadas ao coração e ao amor, pelo que se emociona com facilidade e revolta-se muitas mais com a falta de humanismo e apela à humildade e simplicidade, pelas quais rege a sua vida.

Para José Maria Ramada, a cultura é um ponto fundamental para a vida e para a língua de Camões, pelo que lamenta a falta de maior apoio das entidades oficiais. Desde de 2020 que é o mentor e coordenador responsável pela edição da colectânea “Alma Latina” uma obra colectiva de autores latinos presente em todos os continentes.