Hernâni Costa foi apresentado, esta sexta-feira, como candidato do PPD/PSD à Junta de Freguesia da Matriz da Ribeira Grande.
O candidato, cujo mote é “Juntos pela Matriz”, realçou que o seu principal objetivo é “criar uma junta de freguesia com todos e para todos com humildade, responsabilidade e seriedade” e que as três principais linhas orientadoras do seu projetam passam por melhorar a vida na cidade, potenciar a freguesia para o turismo e transformá-la num exemplo de coesão intergeracional.
Hernâni Costa referiu que uma das suas prioridades é tornar o acesso aos serviços administrativos da junta de freguesia gratuito, porque há pessoas, sem possibilidades, que pedem declarações de pobreza e que são obrigadas a pagar as mesmas.
O candidato à Junta da Matriz pretende requalificar o Coreto do Largo Gaspar Frutuoso, na zona da Cascata, edificar uma Casa Mortuária na zona do Rosário, construir uma Casa do Espírito Santo no Bairro de Santa Luzia, criar o Roteiro dos Moinhos de modo a potenciar o turismo na freguesia, promover a Festa do Emigrante na Diáspora, assim como alargar o Programa Viver +, de modo a abranger mais idosos, sendo ainda a sua intenção despolitizar a Associação de Juventude da Matriz.
Alexandre Gaudêncio, presidente e recandidato à Câmara Municipal da Ribeira Grande, afirmou que não tem duvidas e que acha mesmo que “temos tudo para que a Matriz mude para o PPD/PSD” e referiu que o candidato à junta de freguesia “tem uma equipa com provas dadas e com tudo para ganhar nas próximas eleições”.
O candidato à Câmara Municipal da Ribeira Grande, com o mote “O Melhor para a Nossa Terra”, aproveitou a ocasião para prestar contas do trabalho realizado nos últimos anos na Matriz. Alexandre Gaudêncio anunciou que já foram investidos mais de 3 milhões de euros, na requalificação de várias ruas, na emblemática obra no Largo Hintze Ribeiro e no início da construção da ponte que já é aguardada há mais de 30 anos.
O presidente da Câmara destacou ainda o processo de proximidade que houve na audição dos cidadãs e na recolha de contributos. “Não fazemos nada sem ouvir as pessoas, pois as obras são para as pessoas”, disse o autarca.
Alexandre Gaudêncio destacou que o seu executivo camarário executou também a requalificação da Escola do Espírito Santo, com o desígnio de instalar um ATL e uma valência do Centro de Apoio Social e Acolhimento – C.A.S.A. Bernardo Manuel Silveira Estrela. O candidato à Câmara expôs ainda que foi durante o seu mandato que se apostou mais no turismo na freguesia e deu como exemplo a reabertura das termas e a criação de uma zona de cozidos, aproveitando o calor geotérmico, na área das Caldeiras da Ribeira Grande.
O presidente e recandidato à Câmara da Ribeira Grande declarou que, caso vença as eleições autárquicas, pretende continuar a virar a cidade para o mar e fazer do turismo uma aposta forte. O candidato do PPD/PSD pretende deste modo, “olhar para a ribeira com outros olhos”, ou seja, requalificar as margens da ribeira da Ribeira Grande para a criação de circuitos turísticos e dotá-la de mais espaços verdes e estabelecer no “Jardim Paraíso” um parque infantil, projeto já aprovado pelo PRORURAL, dotar o Largo Gaspar Frutuoso de um moderno coreto, avançar com o acesso ao caminho da Tondela e continuar a apostar no termalismo, aproveitando o calor geotérmico na área das Caldeiras da Ribeira Grande.