Daniel Rodrigues, fotógrafo distinguido pelo World Press Photo em 2013; Paulo Pimenta, fotojornalista do PÚBLICO; José Farinha, fotógrafo documentarista recém-chegado de Londres, onde trabalhou durante doze anos e a videógrafa Inês Branco criaram a Kiosk Zine. Tudo nasceu em fevereiro de 2020, mas foi em outubro que o produto ficou pronto e alcançável à mão de qualquer interessado. A Kiosk Zine é uma publicação bimestral, editada em papel, formato A5, com tiragem limitada. A publicação foi criada para dar espaço e protagonismo à fotografia no contexto de documentar, contar e divulgar histórias.

“O objetivo da equipa que a concebeu é criar um documento visual que, além de promover a fotografia, funcione ao mesmo tempo como arquivo documental fotográfico. Em primeiro plano estará sempre a vontade de documentar, questionar e abrir discussões através da fotografia ”, pode ler-se no documento enviado à comunicação social. A Kiosk Zine é direcionada a todos os interessados, não apenas em fotografia, mas nas histórias que contam e documentam, até porque a intenção é a de partilhar “o dia-a-dia, ideologias, culturas e crenças” como se pode ler no site www.kioskzine.com, local onde também pode adquirir as quatro edições disponíveis.

A edição número zero conta com dose tripla, ou seja, fotografias dos três fotógrafos fundadores: Daniel Rodrigues, Paulo Pimenta e José Farinha. Tem um custo de doze euros e inclui três zines e três prints de 10x15cm assinados por cada um dos autores. Já a edição Kioskzine 0.1 dá-se pelo título de “O Grande Hotel”, e é um trabalho fotográfico de Daniel Rodrigues sobre o Grande Hotel em Moçambique. A edição 0.2 é composta por fotografias de José Farinha e dá-se pelo nome de “A hora de luz na prisão”, sendo que se trata de um trabalho sobre a Palestina (Cisjordânia). Por fim, mas não menos importante, a Kioskzine 0.3 é composta pelos trabalhos de Paulo Pimenta, chama-se “Um beijo de saudade” e é um trabalho do fotojornalista centrado na sua irmã Luísa.

O aparecimento da Kiosk Zine aconteceu em pleno ano pandémico, e por isso, o primeiro lançamento foi online, no dia 6 de outubro. No dia 16 de outubro deu-se então a inauguração física na Galeria MIRA FORUM, em Campanhã.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com