LUÍS GARCIA APELA AOS JOVENS PARA A DEFESA DO LEGADO CONQUISTADO NO 25 DE ABRIL

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, apelou aos jovens açorianos para que defendam e perpetuem o legado conquistado no 25 de Abril de 1974.

“Estas conquistas não são irreversíveis, ou seja, podem mesmo voltar para trás”, afirmou o presidente da Assembleia na sessão de abertura da quarta edição da tertúlia “Conversas de Abril”, que teve lugar a 31 de maio, no Museu do Parlamento, na cidade da Horta, sublinhando que “estes direitos e valores não estão garantidos de forma permanente”.

Perante duas turmas do 9º e 10º ano da Escola Secundária Manuel de Arriaga, Luís Garcia defendeu que “nos dias de hoje, precisamos de continuar a defender a Liberdade, a Democracia e a Autonomia para que não tenhamos retrocessos nesta matéria”.

A tertúlia ficou marcada pelos testemunhos de Eugénio Leal, natural da ilha do Pico, e de Alzira Silva, natural da ilha do Faial, que relataram, na primeira pessoa, as suas vivências antes e depois da Revolução do 25 de Abril de 1974. Ambos destacaram as condições e desafios do sistema educativo em Portugal e nos Açores, proporcionando uma visão detalhada da realidade escolar e das dificuldades enfrentadas nesse período.

No final do encontro, os estudantes visitaram a exposição permanente do Museu do Parlamento, onde aprofundaram os seus conhecimentos sobre o percurso autonómico da Região, bem como a organização, missão e funcionamento da Assembleia Legislativa.