Manuel Pizarro foi confirmado como candidato do PS à Câmara Municipal do Porto nas autárquicas de 2025 numa votação realizada na Comissão Política Concelhia (CPC) do PS Porto, convocada especificamente para este efeito.
Na reunião, muito participada e com mais de 30 intervenções, o tom geral foi de apoio à forma como este processo de escolha foi liderado e gerido pelas estruturas Concelhia, Federativa e Nacional do PS, com diálogo, ponderação e articulação entre todas as partes.
O nome para encabeçar a candidatura do PS à Câmara Municipal do Porto, proposto pelo presidente da Concelhia Tiago Barbosa Ribeiro, mereceu a confiança de 94 % da CPC, com 61 votos a favor, 4 contra e 0 nulos.
“O PS apresenta-se unido e focado no objetivo de recuperar a Câmara do Porto. A cidade precisa de um projeto autárquico ambicioso, conduzido pelo PS, mas capaz de mobilizar todos os portuenses. Este processo destacou-se pela coordenação exemplar entre as estruturas concelhia, distrital e nacional, permitindo uma decisão cuidada e atempada. O Manuel Pizarro é o candidato ideal para construir uma candidatura forte e vencedora em 2025. É um candidato capaz de mobilizar os socialistas e com profunda implantação no tecido social portuense, podendo captar para a candidatura muitas pessoas motivadas pelo desejo de contribuir para um Porto de progresso e solidariedade. Não pouparemos esforços para desenvolver uma proposta transformadora e inclusiva, que responda às aspirações do Porto e dos seus cidadãos”, afirma Tiago Barbosa Ribeiro.
Manuel Pizarro sempre morou no Porto, na freguesia de Ramalde. É licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e é especialista em Medicina Interna, tendo participado na criação da Unidade de Cuidados Intermédios de Medicina do Hospital de S. João, do qual foi coordenador adjunto.
Além de um percurso na área da medicina, onde se destaca ter sido Diretor Clínico do Hospital da Ordem da Trindade, Manuel Pizarro foi também fundador da Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto e presidente da sua direção entre 1986 e 1990, e fundador da Federação Nacional das Associações Juvenis Locais, cuja Assembleia Geral presidiu até 2002.
Entre 1989 e 2001 foi sucessivamente eleito par a Assembleia de Freguesia de Ramalde e fez também parte do executivo da Junta de Freguesia de Ramalde. Entre 2002 e 2005 foi membro da Assembleia Municipal do Porto e entre 2005 e 2008, e 2013 e 2017, foi vereador da Câmara Municipal do Porto.
Ainda em 2005 foi eleito deputado à Assembleia da República (Xª Legislatura), tendo-se destacado na Comissão de Saúde e, em particular, na aprovação da Lei sobre a Procriação Medicamente Assistida. Foi Secretário de Estado da Saúde do XVII Governo Constitucional e Secretário de Estado Adjunto e da Saúde no XVIII Governo Constitucional, ocupando, em 2022, o cargo de Ministro da Saúde no XXIII Governo Constitucional, após a demissão de Marta Temido.
Recentemente, Manuel Pizarro foi distinguido pelo AUDIÊNCIA com o Troféu Excelência, na XIX Gala AUDIÊNCIA, que decorreu no passado dia 7 de outubro, na Ribeira Grande, nos Açores.