A Casa Museu Teixeira Lopes, em Gaia, recebe, até ao próximo dia 26 de janeiro, uma exposição de máscaras de nações asiáticas que tem como objetivo dar a conhecer um pouco mais da cultura oriental. Além da mostra, haverá teatro, gastronomia, dança e workshops para os mais novos.
Está patente ao público, até dia 26 de janeiro de 2020, na Casa Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo, a exposição “Máscaras da Ásia”, uma mostra de 74 máscaras originárias de nações asiáticas como a China, Coreia, Índia, Indonésia, Japão, Sri Lanka, Tailândia e Tibete, pertencentes à coleção Kwok On da Fundação Oriente.
Esta mostra foi criada pelo sinólogo francês Jacques Pimpaneau, a partir de um conjunto de cerca de 600 objetos doados por Kwok On, um chinês que conheceu em Hong Kong. As exuberantes máscaras revelam uma grande diversidade performativa, estética e funcional, podendo encarnar seres sobrenaturais, divindades, personagens lendárias e animais fantásticos e que pretendem celebrar a diversidade cultural dos povos, promovendo valores de igualdade e unidade.
A inauguração, que decorreu no passado dia 30, contou ainda com uma demonstração de artes marciais do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro, promovida pela embaixada da República da Indonésia, e com uma performance de danças tradicionais pelo bailarino Andre Nurvily e uma dança clássica de máscaras de Yogykarta.
Paralelamente à exposição, estão também previstas várias atividades de teatro, dança, workshops e gastronomia oriental, sendo que para crianças dos 3 aos 10 anos serão realizadas ainda oficinas artísticas com visita guiada à exposição, às quartas e sextas-feiras, às 11h e às 15h, e aos sábados e domingos às 10h30.
Para o dia 21 de dezembro, pelas 10h30, está também agendada uma palestra sobre fotografia de viagens à Índia, pelo fotógrafo Hugo Lima e pelas 18h decorrerá um espetáculo de teatro de sombras japonesas de Beniko Tanaka, promovido pela Embaixada do Japão.
Inserida na 15ª Edição do Festival Internacional da Máscara Ibérica, que decorre de 28 a 31 de maio de 2020 em Gaia, esta exposição, de entrada gratuita, pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.