Nesta época balnear, cinco novas praias de Matosinhos passam a contar com a Bandeira Qualidade de Ouro, atribuída pela associação ambientalista Quercus, que distingue especificamente a qualidade da água balnear: Angeiras Sul, Aterro, Senhora-Boa Nova, Fuzelhas e Leça da Palmeira são as novas entradas.
Estas praias juntam-se à já extensa lista de nove praias de Matosinhos que tinham sido galardoadas no ano anterior: Angeiras Norte, Agudela, Cabo do Mundo, Funtão, Marreco, Memória, Pedras Brancas, Pedras do Corgo e Quebrada. Ao todo, são 14 Bandeiras de Ouro, o máximo a nível nacional, sendo que o ano passado eram apenas 9.
Já em relação às Bandeiras Azuis, Matosinhos conta, este ano, com 17 areais onde vai ser visível este galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa: todas os que detêm Bandeira de Ouro e ainda as praias Pedras da Agudela, Praia dos Beijinhos e Azul Conchinha, sendo que esta última volta a entrar na lista este ano.
A gestão de saneamento, assegurada pela INDAQUA Matosinhos, é um dos fatores que contribuem para a qualidade da água balnear, que transmite segurança e confiança aos locais e visitantes que frequentam estas praias.
“A gestão de saneamento é crucial para a proteção dos ecossistemas aquáticos, pois garante que, antes da devolução das águas residuais ao mar, é feito o devido tratamento sem que ocorra qualquer impacto ambiental negativo”, explica Tiago Fragata, Diretor Geral da INDAQUA Matosinhos. “A correta operação das redes de águas residuais é, por isso, uma prioridade na nossa atuação diária, envolvendo um conjunto complexo e amplo de condutas, meios técnicos e humanos e ainda infraestruturas, algumas delas de grande dimensão, como é o caso da ETAR de Matosinhos”, acrescenta.
Este ano, são 398 as praias fluviais e costeiras galardoadas, em Portugal, com Bandeira Azul e 420 com Qualidade de Ouro. Nos territórios em que a gestão de saneamento é garantida pela INDAQUA, foi atribuído um recorde de 44 Bandeiras: 31 em Matosinhos, 11 em Vila do Conde e duas em Santa Maria da Feira.