A MatosinhosHabit aderiu ao certificado “Coração Verde”, um projeto que se vai iniciar no conjunto habitacional Ribeiras – I. A iniciativa será aplicada aos restantes conjuntos habitacionais de Matosinhos, com o intuito de promover o compromisso dos cidadãos no que diz respeito às boas práticas ambientais

 

 

Um dos princípios que a MatosinhosHabit tem vindo a implementar junto da população dos conjuntos habitacionais do concelho é respeitar o ambiente enquanto se determinam as alterações e adoções de hábitos e práticas ambientais.

No seguimento da sua política de gestão ambiental, encontra-se em processo de diagnóstico para conseguir alcançar o certificado “Coração Verde” no conjunto habitacional Ribeiras-I, em Perafita. No âmbito do projeto educativo “Geração+”, promovido pela Lipor, esta iniciativa pretende melhorar e intensificar os processos instituídos em diversas áreas essenciais, como a gestão ambiental, gestão da água e da energia, e, a gestão sustentável dos espaços verdes ou ajardinados.

Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, explica que “nesta fase inicial, escolhemos Ribeiras – I por se tratar de um conjunto habitacional que desde cedo optou por implementar boas práticas ambientais, tanto ao nível da reciclagem como no tratamento e gestão de resíduos. Este certificado irá distinguir não só o conjunto habitacional em causa como também os seus moradores, enquanto exemplo a seguir em termos de conduta ambiental e de sustentabilidade. Nesse sentido, consideramos que o “Coração Verde” será uma boa forma de reconhecimento pelo esforço e empenho que os nossos munícipes têm levado a cabo em nome da causa ambiental.”.

Os critérios necessários para obter o certificado “Coração Verde” consistem num diagnóstico inicial que define as necessidades concretas, desenvolvendo uma série de ações para colmatar as carências detetadas.

Após a avaliação, o processo vai-se desenvolvendo consoante um plano de ação, previamente estabelecido, que engloba várias fases: intervenção, certificação e gestão de certificação. Estas etapas são acompanhadas por uma equipa especializada que disponibiliza todo o apoio necessário para a implementação e desenvolvimento das iniciativas a seguir. O acompanhamento técnico perdura após a certificação, pretendendo garantir a manutenção das práticas estabelecidas.

A MatosinhosHabit já tem em vista inúmeras ações para envolver a comunidade nesta iniciativa, particularmente, a auscultação dos habitantes e sensibilização da mesma para a importância da reciclagem apoiada pela distribuição de Ecobags; a implementação de uma horta comunitária e/ou canteiro vertical de aromáticas e flores, construídas com a população e na qual está incluída uma ação de formação para o efeito; e a reabilitação do espaço comum central da praceta, uma intervenção da responsabilidade dos jovens residentes no conjunto habitacional das Ribeiras – I, sensibilizando-os também para a adoção de hábitos responsáveis no que toca à recolha dos dejetos de animais de companhia.

A MatosinhosHabit, como parceiros institucionais, conta com a colaboração da Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos na articulação para a gestão funcional da recolha de resíduos e na divulgação do projeto; a União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo na parte da limpeza e manutenção, acompanhamento dos trabalhos, e na operacionalização da requalificação da praceta, efetuada em simultâneo pelos jovens e pela equipa da MatosinhosHabit; e, por fim, com a LIPOR no âmbito das ações de sensibilização e formação para construção de hortas e canteiros.

 

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com