MATRIZ INAUGUROU “CASA DAS CALDEIRAS”

No passado dia 2 de setembro, foi inaugurada, pelas 15h, na zona das Caldeiras da Ribeira Grande, o Centro Interpretativo da Geotermia, denominado “Casa das Caldeiras”. Este espaço surgiu da reabilitação de uma antiga moradia na zona das Caldeiras e oferece, a quem o visita, informação sobre o local e a geotermia. A cerimónia de inauguração contou com a presença de várias individualidades, entre elas, Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande e André Mendonça, presidente da Junta de Freguesia da Ribeira Grande – Matriz.

 

A “Casa das Caldeiras” foi concretizada através da celebração de um contrato interadministrativo entre a Câmara e a Junta de Freguesia e resulta de um investimento de 75 mil euros. As obras deste espaço foram executadas pela autarquia, tendo como finalidade a recuperação de um imóvel degradado. Este projeto esteve a cargo do arquiteto Filipe Carneiro e pretende demonstrar o fenómeno geotérmico existente no concelho. Em particular para esta obra, a Cereal Games desenvolveu material didático e interativo de forma que os visitantes possam interagir com os diversos painéis explicativos.

André Mendonça, presidente da Junta de Freguesia da Ribeira Grande – Matriz, afirmou que “o vale das Caldeiras é um lugar de excelência na freguesia da Ribeira Grande – Matriz, é procurado pela boa gastronomia que o restaurante aqui ao lado oferece, pela exuberante vegetação e pelas caldeiras que são um convite ao relaxamento nas águas termais quentes”. Para André Mendonça, esta obra vai “valorizar a oferta turística na Matriz e proporcionar mais informação a quem quiser melhor conhecer a geotermia no local”. O presidente da Junta de Freguesia da Matriz enalteceu que “por ser um local muito visitado e ser um cartão-de-visita da nossa freguesia, urge melhor o acesso” e defendeu que a “obra de requalificação da estrada de acesso às Caldeiras é uma obra há muito prometida e sucessivamente adiada”. André Mendonça salientou ainda que a Junta de Freguesia está a “trabalhar numa solução que permita o estacionamento de autocarros, algo que à data não é possível de acontecer face à exiguidade de espaço existente para tal.”

Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, marcou presença na inauguração do espaço e asseverou que “com este espaço pretendemos dar a conhecer uma das mais valias do nosso concelho, a geotermia. É também nossa intenção despoletar o interesse de privados por este fenómeno, aproveitando as suas características para fins turísticos”. O autarca aproveitou ainda para realçar os vários investimentos realizados pela Câmara na zona, entre eles, a reabilitação das termas, à construção de uma zona de cozidos e lazer e de um novo parque de estacionamento.

Importa salientar que, para além de Alexandre Gaudêncio e André Mendonça, José Luís Pontes, presidente da Assembleia Municipal, Carlos Anselmo, vice-presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, José António Garcia, vereador, Cátia Sousa, vereadora, João Dâmaso Moniz, vereador, Martinho Botelho, chefe de gabinete, André Pontes, secretário de vereação, Graça Rangel, diretora do departamento de recursos geotérmicos da empresa EDA Renováveis, Jaime Vieira, presidente Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, José Manuel Aguiar, presidente Junta de Freguesia de Ribeira Seca, Alberto Ponte, presidente Junta de Freguesia da Lomba da Maia e Pedro Pavão, secretário da Junta de Freguesia da Conceição, marcaram presença na cerimónia.

A “Casa das Caldeiras” está aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e ao sábado das 13h00 às 18h00.