MERCADONA APOSTA EM GARRAFA DE SUMO RECICLÁVEL E ELABORADA COM 100% DE PLÁSTICO

Focada na estratégia 6.25 para redução de plástico e gestão de resíduos, a cadeia de supermercados espanhola, Mercadona, aposta na Economia Circular com uma garrafa de sumo recém-espremido confecionada com 100% de plástico reciclável.

 

 

A Mercadona está a desenvolver diferentes ações que formam a sua Estratégia 6.25 para a redução do plástico nas suas embalagens e a gestão adequada dos resíduos de plástico que se geram nas lojas.

A fim de reduzir o plástico nas suas embalagens, a empresa espanhola apresenta diversas estratégias, desde a eliminação e substituição do plástico por outros materiais, a redução, a reutilização ou a incorporação de material reciclado para reduzir o uso de materiais virgens. As garrafas que o “Chefe” (cliente) utiliza na secção das Frutas e Legumes para embalar o sumo de laranja recém-espremido, são um bom exemplo disso.

De modo evitar a utilização de 700 toneladas de plástico virgem por ano, a Mercadona implementou em todas as lojas da cadeia uma nova garrafa feita 100% com plástico reciclado, um dos compromissos que a Mercadona assumiu com a Estratégia 6.25 é que todas as suas embalagens possam ser recicladas e ter uma segunda vida.

As novas garrafas encontram-se disponíveis em três formatos (1 l, 500 ml e 250 ml) e têm um pictograma que indica em que contentor as garrafas devem ser depositadas para reciclagem, neste caso, o amarelo, para embalagens.

Nesta iniciativa a empresa irá investir mais de 140 milhões de euros, um passo em frente no seu compromisso de continuar a cuidar do planeta.

A Estratégia 6.25, que tem o triplo objetivo de reduzir 25% do plástico até 2025, pretende tornar todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico gerados nas suas instalações. Está a ser implementada através de 6 ações que envolvem mudanças em diferentes processos da empresa, desde resenhar as embalagens do futuro em coordenação com os fornecedores, a adaptação das lojas e logística, a gestão de resíduos, etc.

No passado mês de janeiro, foi alcançado o primeiro marco da estratégia: eliminar os sacos de plástico de uso único em todas as secções das suas lojas. A Mercadona disponibiliza agora, aos seus clientes, sacos compostáveis feitos de fécula de batata, que devem ser depositados no contentor de lixo orgânico. Esta informação está indicada através do pictograma incluído nos sacos, com o intuito de informar os clientes de como fazer a separação e reciclagem adequada dos seus resíduos.

Este símbolo foi também incorporado nos restantes sacos na linha de caixas, onde a Mercadona dispõe de três opções de sacos reutilizáveis e sustentáveis.

O cumprimento desta primeira ação da Estratégia 6.25 caracteriza uma redução de 3.200 toneladas de plástico por ano.

Foi em 2019 que a empresa começou a trabalhar nesta estratégia, envolvendo todos os seus colaboradores no desafio de “Continuar a Cuidar do Planeta”.

A Mercadona adaptou este modelo de Loja 6.25 a um total de 72 lojas em Espanha e Portugal, tendo em vista alargar para toda a cadeia durante 2021.