A cadeia espanhola Mercadona apresentou os resultados do ano transato, em Valência, evidenciando que aumentou as suas vendas consolidadas em superfície constante em 11%, em 2022, para os 31 mil milhões de euros, 737 milhões dos quais são relativos à faturação em Portugal, onde conta já com 39 lojas, e contribuiu com 93 milhões em impostos, através da empresa Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia.
Alcançando um lucro líquido de 718 milhões de euros, mais 5% do que em 2021, esta empresa de supermercados manteve a sua política de partilhar os proveitos com os colaboradores, aumentando em 8% o valor distribuído, alcançando os 405 milhões de euros.
Relativamente ao contributo para a criação de emprego, a Mercadona gerou, durante o ano transato, 3 mil novos postos de trabalho com contrato efetivo, mil dos quais em Portugal, com um aumento salarial em conformidade com o IPC de Portugal e Espanha.
Em 2022, a empresa, também, trabalhou, em conjunto com os fornecedores, para se adaptar ao contexto, derivado do aumento dos preços da energia e das matérias-primas, com o consequente impacto no preço de custo dos produtos na origem, implementando inúmeras medidas para minimizar o impacto desta inflação, como a redução de custos e a multiplicação da eficiência, o que lhe permitiu melhorar a produtividade em 7%, face a 2021, e, consequentemente, a gestão da empresa, conseguindo poupar mais de 375 milhões de euros no seu conjunto. Por conseguinte, tudo isto resultou numa redução da margem em 0,6 pontos, o que faz com que a rentabilidade da empresa seja uma das mais baixas da sua história, 0,025€, comparativamente com os 0,027€ de 2021. “Descemos o preço de mais de 157 produtos e vamos continuar à procura de baixar os preços de custo, para reduzir os preços de venda ao público no carrinho de compras e que «O Chefe» faça a sua compra total, ao menor custo possível, sem afetar a qualidade e garantindo a rentabilidade de todos os elos da cadeia”, afirmou Juan Roig, presidente da Mercadona.
Finalizando o ano com uma equipa de 3500 colaboradores e um investimento de 140 milhões de euros, em Portugal, a cadeira espanhola pretende continuar a impulsionar o seu plano de expansão, pelo que prevê investir, ao longo de 2023, 280 milhões, que se destinam à abertura de novas lojas e à construção do futuro Bloco Logístico de Almeirim.
No que concerne à política de responsabilidade social, a Mercadona reduziu a pegada de carbono e a pegada hídrica e doou 1900 toneladas de bens essenciais a mais de 70 entidades de cariz social, nos distritos onde está presente.