MESMO SEM COMPETIR HÁ QUATRO MESES SERAFIM GONÇALVES FOI SEXTO NO TROFÉU GRILLETE DA CORUNHA

Após um longo período de cerca de quatro meses, com regatas interditas, tanto em Portugal como em Espanha, o velejador matosinhense Serafim Gonçalves, há cerca de duas décadas ininterruptas a representar os poveiros do Clube Naval Povoense, voltou à competição pela qual há tanto ansiava.

Ainda assim, pese a longa inatividade a que foi sujeito, o sexto lugar obtido na Corunha, durante a realização do Troféu Grillete, organizado pelo Clube Náutico daquela cidade do noroeste peninsular, não deixa de ser encorajador.

Este evento competitivo inserido na classe “ILCA 7”, a nova denominação da classe “laser standard”, tinha como particularidade o estatuto de Prova de Apuramento para o Campeonato de Espanha da respectiva classe e foi a razão principal para o elevado número de participantes (60), oriundos de todo o país, incluindo o arquipélago Atlântico das Canárias.

O Troféu Grillete, perturbado por alguns contratempos de vento demasiado forte (acima dos 25 nós), englobava a realização de seis regatas, por sinal, todas concretizadas, o que nem sempre acontece. Por outro lado, há que salientar o despique renhido entre Ismael Falcon (Náutico de Arrecife de Lanzarote), que acabaria por ser o vencedor, embora com igual performance do anfitrião Roberto Bermudez, do Náutico da Corunha, terminando ambos com sete pontos de penalização e idêntica performance com três triunfos parcelares dada, numa disputa que valorizou imenso a luta pelo primeiro lugar.

Por sua vez, Miguel Reboreda, do Náutico de Portosin, foi quem preencheu o terceiro patamar do pódio registando 17 pontos, enquanto Serafim Gonçalves, como sempre o único participante português neste tipo de eventos, foi sexto, com 28 pontos, tendo obtido as seguintes posições: um nono, um quinto, um quarto, um sétimo e dois sextos lugares.