A Missão Continente doou, no primeiro semestre de 2023, mais de 161 mil euros, em excedentes alimentares, a 39 instituições de solidariedade social e de apoio aos animais do Arquipélago dos Açores. Estes resultados foram divulgados no âmbito das comemorações do Dia Internacional de Consciencialização sobre Perda e Desperdício Alimentar, assinalado a 29 de setembro.
No total, foram revertidos 15,3 milhões de euros, em produtos alimentares e não alimentares, a 1 049 instituições de todo o país. Segundo a marca de referência das iniciativas de responsabilidade social do Continente, “só em excedentes alimentares, esse apoio totalizou 13,6 milhões de euros, o equivalente a mais de 5,5 milhões de refeições salvas”.
De acordo com a Missão Continente, “os artigos doados são considerados excedentes quando perdem o seu caráter comercial, mas preservam todas as condições necessárias de consumo seguro, evitando o desperdício alimentar numa lógica de economia circular. Estes incluem produtos frescos como fruta, legumes mercearia e artigos de padaria, entre outros bens alimentares”.
Além das doações às instituições, que ajuda diariamente, ao longo de todo o ano, também disponibiliza bens alimentares aos colaboradores, através das áreas sociais das lojas e entrepostos da MC.
Por conseguinte, o Continente promoveu várias ações de sensibilização junto dos colaboradores, clientes e parceiros, para promover mudanças de hábitos, através da adoção de comportamentos mais sustentáveis. A “Dieta do Planeta – Ajude a Salvar o Planeta com o seu prato”; a reutilização de embalagens “Traga Vazio e Leve Cheio”; os “Eco Spots”, reciclagem cápsulas café; e a “Gama Combate ao Desperdício” foram algumas das iniciativas realizadas com o objetivo de atingir o “0 desperdício”.