A exposição “Cartaz sobre a Paz” estará patente até 6 de junho no átrio da Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva, no Montijo.
A mostra de trabalhos de artes visuais foi realizada pelas alunas/os dos estabelecimentos escolares do concelho do Montijo, no âmbito do concurso promovido pelo Lions Club International (33ª edição).
O evento contou com a presença do presidente do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, do presidente do Lions Clube do Montijo, António Picanço Santos e do presidente da União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria.
“Queria agradecer aos Lions Clube do Montijo, que há vários anos se dedica à paz e à ajuda aos outros, aos e às docentes o trabalho que fazem todos os dias para que a edução seja aproveita por todas/os e, claro, aos alunos pelo trabalho extraordinário que realizaram nestes cartazes” disse o presidente da Câmara
Nuno Canta recordou aos alunos que “A paz é um bem importante para todos nós, pois, neste momento à jovens no mundo da vossa idade que estão sujeitas à guerra e não tem possibilidade para estar, como nós, juntos com tranquilidade e alegria”
O presidente da União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro referiu que “este á um dos mais importantes concursos, principalmente porque vos leva à reflexão sobre a paz o mais importante neste concurso é a reflexão sobre o tema: como se constrói a paz e o que acontece quando ela não existe. Este ano em particular leva-nos, ainda à reflexão do que é ‘Liderar com Compaixão’, ou seja, como ajudar o próximo. “
O presidente do Lions Clube do Montijo recordou que “o ano passado a vencedora Madalena Ribeiro da Escola Secundária Jorge Peixinho ganhou o concurso a nível nacional e ficou em segundo a nível internacional, entre 600 mil crianças de 55 países. Um feito notável”. António Picanço Santos incentivou os jovens a “estabelecerem objetivos, criem metas pessoais e acreditem em cada um de vós”.
Os presidentes das três entidades entregaram os diplomas a todas/os participantes e aos vencedores que este ano foram: Madalena Miguel e António Vilas Boas, da turma 7.º H, da Escola Secundária Jorge Peixinho.
O horário é de 2.ª a 6.ª feira das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. A entrada é livre.