A 13 de novembro foram conhecidos os resultados do concurso Angra Sound Bay 2020. O músico micaelense João Moniz venceu os prémios Melhor Projeto e Melhor Letra do concurso e Os Assintomáticos levaram o prémio Melhor Original.

 

O projeto de João Moniz foi considerado o Melhor Projeto da terceira edição do Angra Sound Bay 2020, assim como a música da sua autoria “Saudade” foi considerada a Melhor Letra, enquanto que “Amor sem Nada” d’Os Assintomáticos o Melhor Original.

Promovida pela AJITER – Associação Juvenil da Ilha Terceira, esta é uma iniciativa de promoção da criação de música original, aberta a todo o território nacional. Ao longo de duas semanas, entre 26 de outubro e 07 de novembro, 12 projetos musicais apresentaram os seus temas originais em audições ao vivo através do Facebook da AJITER.

A concurso estiveram quatro projetos oriundos da ilha Terceira, nomeadamente da cidade de Angra do Heroísmo: Pandémicos, ART’Fado, Os Assintomáticos e Video Gaming Sound Track, três projetos da ilha de São Miguel, concretamente, um de Ponta Garça (João Moniz) e dois da cidade de Ponta Delgada (Dreaming in Black e The Quiet Bottom). Já do território continental, participaram três projetos lisboetas (RARA, Shadow e The Dust), um projeto do Cartaxo (The Town Bar) e um projeto de Mem Martins (Piece of Cake).

Em declarações ao AUDIÊNCIA, João Moniz afirma que vencer dois de três prémios “foi, antes de mais, uma surpresa”. O músico diz que este “é mais um passo no meu percurso como músico e cantautor, e estas duas distinções provam que tenho evoluído profissionalmente”.

“Ser galardoado no meio de participantes com tanto talento que apresentaram projetos muito bons é realmente gratificante, ainda para mais num ano tão inseguro e infeliz para quem vive da cultura”, referiu.

O Angra Sound Bay 2020 adaptou-se à realidade da situação pandémica através do meio digital, o que permitiu que os vídeos das audições chegassem a um número sem precedentes de espetadores. De acordo com o responsável, Décio Santos, foram mais de 40 mil as pessoas alcançadas ao longo das duas semanas de transmissões em direto, havendo o potencial de vir a aumentar este número, já que os vídeos estão permanentemente disponíveis na página do Facebook da associação.

Os resultados anunciados são o resultado de um processo de votação do público e de um corpo de jurados que foi composto por três especialistas da área da música que pontuaram os projetos recorrendo à sua vasta experiência musical.

O concurso Angra Sound Bay visa premiar projetos musicais portugueses e tem como missão promover e incentivar a criatividade musical e a criação de temas originais.

João Moniz e Os Assintomáticos venceram, então, os três galardões a prémio: Melhor Projeto, Melhor Original e Melhor Letra. Além de troféus, foram atribuídos prémios pecuniários de 750, 350 e 150 euros respetivamente. Além disso, foi atribuído um prémio de participação a todos os concorrentes no valor de 125€.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com